Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?

Validar

Resultados

Resposta certa

Esta forma de lordose e cifose afectava mais de 5% dos porcos de engorda desta exploração, independentemente do sexo, ainda que os machos estavam mais afectados que as fêmeas. Isto pode estar relacionado com o seu crescimento mais rápido relativamente às fêmeas. A descoberta de exostoses ósseas nas costelas e o engrossamento das uniões costocondrais na necrópsia sugeriram uma desordem metabólica relacionada com a dieta, que provocava uma mineralização óssea pobre. O aparecimento precoce do problema, em combinação com coxeiras a partir das 5 semanas de vida, fizeram pensar que o problema podia ter a sua origem na fase fetal. Portanto, a investigação centrou-se na dieta das porcas em gestação. Detectaram-se níveis elevados de vitamina A e um rácio Ca-P baixo. Com a correcção das dietas a situação melhorou.

A cifose nos porcos pode ser secundária a diversas lesões primárias localizadas nas vértebras, como osteomielite, fracturas, neoplasias e transtornos metabólicos. Também foram sugeridas outras causas como dor nas patas e nos costados, stress muscular na coluna vertebral, chegada precoce dos machos à puberdade e infecções virais intrauterinas. Também há a possibilidade de ser um problema genético.

A cifose e a lordose podem ser um factor de perda de valor da carcaça em consequência da dificuldade em processar os músculos em redor da coluna.

Semana de 07-Fev-2019

A que se podem dever estas lesões?

Semana de 30-Jan-2019

Qual poderá ser a causa desta lesão?

Semana de 23-Jan-2019

Esta imagem do corte transversal de um pulmão de porco é característica de uma pneumonia provocada por:

Semana de 17-Jan-2019

Qual é o nome deste parasita?

Semana de 09-Jan-2019

Na etiologia deste processo intervêm:

Semana de 03-Jan-2019

Que lesões se observam neste pulmão?

Semana de 27-Dez-2018

Que lesão se mostra nesta foto?

Semana de 20-Dez-2018

Que agente produz esta lesão?

Semana de 13-Dez-2018

É encontrada uma porca com lacerações na pele. A que se pode dever?