Semana de 12-Out-2017

Qual é a causa mais provável desta lesão vista, em Janeiro, num leitão de 10 dias numa exploração ao ar livre?

Validar

Resultados

Resposta certa

Trata-se de um caso de gangrena por congelação em condições meteorológicas extremas. As outras patas deste porco estavam menos afectadas e foi o único animal de 11 ninhadas que apresentou este problema.

Uma lesão similar poderá ser provocada por ergotismo em resultado de uma contaminação pelo fungo Claviceps purpurea quer seja na ração quer seja na cama, mas provavelmente afectaria mais leitões e outros tecidos como sejam as orelhas e as caudas. A lactação estaria comprometida.

Uma única extremidade afectada também poderia ser devido a se ter enrolado alguma coisa nessa pata e ter impedido a circulação; é improvável que o canibalismo dos seus companheiros de ninhada produza uma lesão seca desta natureza a não ser que estivesse extremamente avançada e que, depois, tenha começado a recuperar.

Claramente, neste caso, foi necessária a eutanásia por motivos de bem-estar animal.

Semana de 12-Jul-2018

Algumas porcas e marrãs morreram repentinamente nos últimos meses sem terem quaisquer sinais clínicos aparentes. Há hemoperitoneu e esplenomegália na necrópsia. Qual é a causa?

Semana de 05-Jul-2018

Porca com lesões cutâneas rejeitada no matadouro por bem-estar. O que terá causado estas lesões?

Semana de 28-Jun-2018

É encontrada, num parque, uma porca gestante com sangue na vulva. O que o poderá ter causado?

Semana de 21-Jun-2018

Leitão desmamado deitado incapaz de andar, com movimentos de remo, olhos a girar e opistótono. Qual é a causa do problema neste caso?

Semana de 14-Jun-2018

O leitão desmamado que está à esquerda está pálido em comparação com o da direita (normal). Estes leitões pálidos crescem mais devagar. Qual é a causa deste problema?

Semana de 07-Jun-2018

Uma porca de primeiro parto apresenta uma coxeira no terço posterior quando é desmamada. Pouca resposta a antibióticos e a AINE. Na necrópsia vê-se separação da cabeça do fémur na zona da placa de crescimento. Qual a causa?

Semana de 30-Mai-2018

Porcos com 15 semanas desenvolvem manchas púrpura nas extremidades posteriores que se estendem por todo o corpo. A mortalidade é elevada. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 24-Mai-2018

Estes leitões foram injectados na perna com ferro dextrano quando tinham 2 dias de vida e morreram nas primeiras 24 horas após serem injectados. O que terá causado este problema?

Semana de 17-Mai-2018

Leitões atrasados, com abdómens inchados. A área perineal é anormal quando inspeccionada. O que provoca esta condição?