Semana de 12-Abr-2018

Morte súbita em porcos de 6 a 8 semanas de idade. Cadáveres pálidos, com um fluido abdominal hemorrágico com filamento de sangue coagulado e ruptura hepática. Excesso de líquido no tórax. Coração e músculos pálidos. Qual é a causa mais provável?

Validar

Resultados

Resposta certa

Caso de doença de coração de amora em leitões desmamados de 6 – 8 semanas de idade com morte súbita.

Os níveis de vitamina E na ração destes porcos eram de 50 mg/kg em vez dos recomendados 250 mg/kg ao desmame e 150 mg/kg quatro semanas depois.

A vitamina E é necessária para o funcionamento e metabolismo óptimos dos sistemas muscular, nervoso, circulatório e imunitário do porco.

Os principais sinais clínicos desta complexa deficiência parecem ser consequência do efeito sobre o metabolismo energético. As células mais gravemente afectadas no porco são os hepatócitos e as células musculares do coração e dos músculos esqueléticos. O síndroma desenvolve-se em resultado de uma insuficiência cardíaca congestiva, em conjunto com hidropericárdio.

Semana de 12-Jul-2018

Algumas porcas e marrãs morreram repentinamente nos últimos meses sem terem quaisquer sinais clínicos aparentes. Há hemoperitoneu e esplenomegália na necrópsia. Qual é a causa?

Semana de 05-Jul-2018

Porca com lesões cutâneas rejeitada no matadouro por bem-estar. O que terá causado estas lesões?

Semana de 28-Jun-2018

É encontrada, num parque, uma porca gestante com sangue na vulva. O que o poderá ter causado?

Semana de 21-Jun-2018

Leitão desmamado deitado incapaz de andar, com movimentos de remo, olhos a girar e opistótono. Qual é a causa do problema neste caso?

Semana de 14-Jun-2018

O leitão desmamado que está à esquerda está pálido em comparação com o da direita (normal). Estes leitões pálidos crescem mais devagar. Qual é a causa deste problema?

Semana de 07-Jun-2018

Uma porca de primeiro parto apresenta uma coxeira no terço posterior quando é desmamada. Pouca resposta a antibióticos e a AINE. Na necrópsia vê-se separação da cabeça do fémur na zona da placa de crescimento. Qual a causa?

Semana de 30-Mai-2018

Porcos com 15 semanas desenvolvem manchas púrpura nas extremidades posteriores que se estendem por todo o corpo. A mortalidade é elevada. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 24-Mai-2018

Estes leitões foram injectados na perna com ferro dextrano quando tinham 2 dias de vida e morreram nas primeiras 24 horas após serem injectados. O que terá causado este problema?

Semana de 17-Mai-2018

Leitões atrasados, com abdómens inchados. A área perineal é anormal quando inspeccionada. O que provoca esta condição?