Semana de 11-Jan-2018

Surto de mortes súbitas, inapetência, febre alta e tosse em porcos entre as 10 semanas de vida e o abate. Detectou-se pneumonia necrotizante no lóbulo diafagmático e pleuresia Qual é a causa?

Validar

Resultados

Resposta certa

Isolou-se Haemophilus parasuis (Doença de Glässer) deste pulmão com pneumonia necrotizante no lóbulo diafragmático e pleurite.

O H parasuis provoca poliserosite, artrite, meningite e sinais respiratórios e encontra-se na cavidade nasal de muitos porcos. Qualquer stress provoca sinais clínicos a partir das 8 – 12 semanas de vida. Os sinais clínicos mais comuns são pirexia, anorexia, depressão, tosse e dispneia. Posteriormente aparecem as mortes súbitas.

Semana de 18-Out-2018

Num pavilhão são encontrados porcos mortos que apresentam cianose nas orelhas e nas zonas baixas e distais. Alguns porcos ainda estão vivos, mas atordoados, que se poderá ter passado?

Semana de 11-Out-2018

Alguns porcos de engorda aparecem com as caudas em sangue. Qual é a causa?

Semana de 04-Out-2018

Há mortes súbitas nas porcas e em porcos de acabamento. A única lesão detectada encontra-se no fígado que está descorado, entumescido e cheio de gases. Qual é o agente causador desta lesão?

Semana de 27-Set-2018

Uma porca não quer caminhar. O casco está quente, dorido e gretado. De que lesão se trata?

Semana de 20-Set-2018

O que terá causado esta lesão?

Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?

Semana de 06-Set-2018

Há um caso de mortes súbitas em porcos de engorda. Não há outras descobertas pós-mortem à parte de endocardite valvular. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 29-Ago-2018

Muitos leitões de diferentes ninhadas apresentam um eritema cutâneo. Qual é a causa deste problema?

Semana de 23-Ago-2018

Há uma mancha de sangue na área costocondral que afecta a pleura. Qual é a causa desta lesão?