Semana de 10-Ago-2017

Uma porca desmamada de primeiro parto não pode suportar o seu peso. Mostra uma má resposta a antibióticos e AINE. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta certa

Erosão grave da cartílagem articular na epífise humeral direita.

A osteocondrose é comum em porcos de crescimento rápido. Surge devido a alterações anormais na cartílagem articular e nas placas de crescimento (epifisárias). O dano provocados à cartílagem tende a ser progressivo e irreversível.

A etiologia da osteocondrose é mulifactorial: a má conformação das extremidades é um factor predisponente. Os traumatismos também, pelo que os solos escorregadios, ou a sobrelotação, têm um efeito negativo. Os defeitos na irrigação sanguínea e no fornecimento, ou desequilibrio, de cálcio/fósforo também têm efeito na osteocondrose.

Pode encontrar-se osteocondrose em animais de acabamento, ou porcas jovens, que sejam muito pesadas e pode afectar a cabeça do fémur. Em animais mais velhos pode provocar debilidade do terço posterior e incapacidade para permanecer de pé e ocorre, frequentemente, próximo ao parto.

Semana de 12-Jul-2018

Algumas porcas e marrãs morreram repentinamente nos últimos meses sem terem quaisquer sinais clínicos aparentes. Há hemoperitoneu e esplenomegália na necrópsia. Qual é a causa?

Semana de 05-Jul-2018

Porca com lesões cutâneas rejeitada no matadouro por bem-estar. O que terá causado estas lesões?

Semana de 28-Jun-2018

É encontrada, num parque, uma porca gestante com sangue na vulva. O que o poderá ter causado?

Semana de 21-Jun-2018

Leitão desmamado deitado incapaz de andar, com movimentos de remo, olhos a girar e opistótono. Qual é a causa do problema neste caso?

Semana de 14-Jun-2018

O leitão desmamado que está à esquerda está pálido em comparação com o da direita (normal). Estes leitões pálidos crescem mais devagar. Qual é a causa deste problema?

Semana de 07-Jun-2018

Uma porca de primeiro parto apresenta uma coxeira no terço posterior quando é desmamada. Pouca resposta a antibióticos e a AINE. Na necrópsia vê-se separação da cabeça do fémur na zona da placa de crescimento. Qual a causa?

Semana de 30-Mai-2018

Porcos com 15 semanas desenvolvem manchas púrpura nas extremidades posteriores que se estendem por todo o corpo. A mortalidade é elevada. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 24-Mai-2018

Estes leitões foram injectados na perna com ferro dextrano quando tinham 2 dias de vida e morreram nas primeiras 24 horas após serem injectados. O que terá causado este problema?

Semana de 17-Mai-2018

Leitões atrasados, com abdómens inchados. A área perineal é anormal quando inspeccionada. O que provoca esta condição?