Semana de 10-Ago-2017

Uma porca desmamada de primeiro parto não pode suportar o seu peso. Mostra uma má resposta a antibióticos e AINE. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Validar

Resultados

Resposta certa

Erosão grave da cartílagem articular na epífise humeral direita.

A osteocondrose é comum em porcos de crescimento rápido. Surge devido a alterações anormais na cartílagem articular e nas placas de crescimento (epifisárias). O dano provocados à cartílagem tende a ser progressivo e irreversível.

A etiologia da osteocondrose é mulifactorial: a má conformação das extremidades é um factor predisponente. Os traumatismos também, pelo que os solos escorregadios, ou a sobrelotação, têm um efeito negativo. Os defeitos na irrigação sanguínea e no fornecimento, ou desequilibrio, de cálcio/fósforo também têm efeito na osteocondrose.

Pode encontrar-se osteocondrose em animais de acabamento, ou porcas jovens, que sejam muito pesadas e pode afectar a cabeça do fémur. Em animais mais velhos pode provocar debilidade do terço posterior e incapacidade para permanecer de pé e ocorre, frequentemente, próximo ao parto.

Semana de 17-Ago-2017

Este é um leitão com 7 dias que nasceu com esta condição na pele. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 03-Ago-2017

Este leitão está letárgico e não tem comichão. Qual é a causa?

Semana de 27-Jul-2017

Esta lesão é provocada por:

Semana de 20-Jul-2017

Esta lesão é causada por:

Semana de 13-Jul-2017

Ocasionalmente observa-se esta lesão na placenta após uma gestação normal. O que é o que significa?

Semana de 06-Jul-2017

Nesta jaula de gestação a slat está mais baixa que o corredor e a porta traseira está rente ao chão. Qual dos seguintes comentários é correcto?

Semana de 29-Jun-2017

Nota-se um depósito branco na superfície mucosa da vulva de uma porca que foi coberta há 25 dias. Que é e qual é o seu significado?

Semana de 22-Jun-2017

O que causou a morte súbita neste leitão de 8 semanas?

Semana de 14-Jun-2017

Há um aumento no número de porcos que apresentam uma massa inchada atrás das patas traseiras, por baixo do ânus. Localiza-se, mais frequentemente, no lado. Qual é a causa mais provável desta lesão?