Semana de 08-Fev-2018

Nas 4 primeiras semanas após o desmame aparece diarreia, atraso do crescimento e elevada mortalidade. Todos os necropsiados apresentam estas lesões macroscópicas. Qual é a causa mais provável?

Validar

Resultados

Resposta errada

Neste porco detectou-se E. coli com o factor de virulência F18 mediante RT-PCR.

A E. coli é um habitante comum do intestino dos suínos. No momento do desmame, a ausência de leite materno e a IgA permite que a E. coli se fixe às vilosidades do intestino delgado e produzir toxinas que causam enterite aguda e diarreia. A diarreia pós-desmame é uma causa comum de mortalidade e morbilidade. Tinha-se eliminado o óxido de zinco da ração de transição e estes leitões desmamados não recebiam nenhuma medicação nem na água nme na ração. A inclusão de óxido de zinco e a medicação da água com colistina ajudou a resolver o problema. O uso de óxido de zinco nas dietas do desmame melhora a saúde do leitão e actua como promotor do crescimento. Previne a diarreia e as alterações entéricas posteriores ao desmame.

Semana de 24-Mai-2018

Estes leitões foram injectados na perna com ferro dextrano quando tinham 2 dias de vida e morreram nas primeiras 24 horas após serem injectados. O que terá causado este problema?

Semana de 17-Mai-2018

Leitões atrasados, com abdómens inchados. A área perineal é anormal quando inspeccionada. O que provoca esta condição?

Semana de 10-Mai-2018

Esta nulípara está pálida e tem diarreia sanguinolenta, qual poderá ser a causa?

Semana de 03-Mai-2018

O que pode ser o causador das grandes escamas castanhas na pele do lombo desta porca?

Semana de 26-Abr-2018

Esta porca gestante está constantemente a morder a barra que está por cima do comedouro. O mais provável é que se deva a quê?

Semana de 19-Abr-2018

São detectados abcessos múltiplos (piémia) ao realizar uma necrópsia num porco de engorda. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 12-Abr-2018

Morte súbita em porcos de 6 a 8 semanas de idade. Cadáveres pálidos, com um fluido abdominal hemorrágico com filamento de sangue coagulado e ruptura hepática. Excesso de líquido no tórax. Coração e músculos pálidos. Qual é a causa mais provável?

Semana de 05-Abr-2018

Há um aumento das repetições cíclicas e acíclicas e de abortos, nascidos mortos e mumificados. As porcas estão afectadas independentemente do seu número de parto. Qual é a causa deste aborto?

Semana de 29-Mar-2018

Este porco apresentava uma boa condição corporal, estava anémico e morreu de repente. O conteúdo intestinal é de cor escura. Qual é a causa mais provável desta lesão?