Semana de 05-Jul-2018

Porca com lesões cutâneas rejeitada no matadouro por bem-estar. O que terá causado estas lesões?

Validar

Resultados

Resposta errada

Esta patologia cutânea é conhecida como Patologia Cutânea por Streptococos. É ubíqua e, em vários graus, está presente em todas as explorações. O agente causal é uma bactéria Gram-positiva (Staphylococcus spp.). Neste lote de porcas só havia um animal afectado. As espécies de estafilococos isoladas destas lesões cutâneas costumam ser organismos comensais que proliferaram devido a factores predisponentes, entre os que pode haver o stress, como o associado com o parto, que provavelmente é o caso desta porca. Também pode reflectir algum tipo de imunoincompetência no animal afectado. Frequentemente as lesões permanecem de por vida e são intratáveis e as ninhadas dos animais afectados podem sofrer o síndroma do porco gordo (epidermite exsudativa) quando são pequenos. Estas lesões não são pruriginosas. Nalguns casos esporádicos, as porcas apresentam lesões agudas ulcerativas parecidas às dos leitões mas não costumam ser fatais.

Semana de 19-Jul-2018

Um lote de porcos chega ao matadouro com lesões cutâneas em redor da zona perineal e na zona inferior do corpo. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 12-Jul-2018

Algumas porcas e marrãs morreram repentinamente nos últimos meses sem terem quaisquer sinais clínicos aparentes. Há hemoperitoneu e esplenomegália na necrópsia. Qual é a causa?

Semana de 28-Jun-2018

É encontrada, num parque, uma porca gestante com sangue na vulva. O que o poderá ter causado?

Semana de 21-Jun-2018

Leitão desmamado deitado incapaz de andar, com movimentos de remo, olhos a girar e opistótono. Qual é a causa do problema neste caso?

Semana de 14-Jun-2018

O leitão desmamado que está à esquerda está pálido em comparação com o da direita (normal). Estes leitões pálidos crescem mais devagar. Qual é a causa deste problema?

Semana de 07-Jun-2018

Uma porca de primeiro parto apresenta uma coxeira no terço posterior quando é desmamada. Pouca resposta a antibióticos e a AINE. Na necrópsia vê-se separação da cabeça do fémur na zona da placa de crescimento. Qual a causa?

Semana de 30-Mai-2018

Porcos com 15 semanas desenvolvem manchas púrpura nas extremidades posteriores que se estendem por todo o corpo. A mortalidade é elevada. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 24-Mai-2018

Estes leitões foram injectados na perna com ferro dextrano quando tinham 2 dias de vida e morreram nas primeiras 24 horas após serem injectados. O que terá causado este problema?

Semana de 17-Mai-2018

Leitões atrasados, com abdómens inchados. A área perineal é anormal quando inspeccionada. O que provoca esta condição?