Semana de 05-Jul-2018

Porca com lesões cutâneas rejeitada no matadouro por bem-estar. O que terá causado estas lesões?

Validar

Resultados

Resposta errada

Esta patologia cutânea é conhecida como Patologia Cutânea por Streptococos. É ubíqua e, em vários graus, está presente em todas as explorações. O agente causal é uma bactéria Gram-positiva (Staphylococcus spp.). Neste lote de porcas só havia um animal afectado. As espécies de estafilococos isoladas destas lesões cutâneas costumam ser organismos comensais que proliferaram devido a factores predisponentes, entre os que pode haver o stress, como o associado com o parto, que provavelmente é o caso desta porca. Também pode reflectir algum tipo de imunoincompetência no animal afectado. Frequentemente as lesões permanecem de por vida e são intratáveis e as ninhadas dos animais afectados podem sofrer o síndroma do porco gordo (epidermite exsudativa) quando são pequenos. Estas lesões não são pruriginosas. Nalguns casos esporádicos, as porcas apresentam lesões agudas ulcerativas parecidas às dos leitões mas não costumam ser fatais.

Semana de 13-Dez-2018

É encontrada uma porca com lacerações na pele. A que se pode dever?

Semana de 06-Dez-2018

Toda a ninhada está a tremer. A que se pode dever?

Semana de 29-Nov-2018

Muitas porcas têm abcessos na tábua do pescoço, qual poderá ser a causa?

Semana de 22-Nov-2018

Vários porcos de engorda apresentam pododermatite ulcerativa na parte externa das suas patas que lhes produz coxeiras. Qual a causa desta lesão?

Semana de 15-Nov-2018

Ao cortar a carcaça a meio é encontrado um abcesso na coluna vertebral, que rebenta. Qual poderá ser a origem?

Semana de 08-Nov-2018

Alguns leitões morreram de repente nas 4 primeiras semanas após o desmame. Na necrópsia todos tinham um edema do mesocólon. Qual é a causa mais provável?

Semana de 02-Nov-2018

Há uma porca lactante com lesões rombóides elevadas generalizadas na pele. Qual é a causa mais provável deste problema?

Semana de 25-Out-2018

Nasceu um leitão com 6 patas. Qual é a causa deste problema?

Semana de 18-Out-2018

Num pavilhão são encontrados porcos mortos que apresentam cianose nas orelhas e nas zonas baixas e distais. Alguns porcos ainda estão vivos, mas atordoados, que se poderá ter passado?