Maneio em Bandas

Apresentação

O maneio em bandas (MEB) foi-se estabelecendo progressivamente desde a intensificação da produção suína. Provavelmente o tipo de MEB escolhido na maioria das explorações continua a ser o semanal. O crescente tamanho das explorações justifica, em grande medida esta decisão, mesmo que isto não signifique que não restem um bom número de explorações nas quais a implementação de uma das diversas opções de MEB superior a uma semana poderia ser  bastante interessante.

Neste curso serão contemplados os diferentes tipos de MEB “tradicionais” (MEB a cada 2, 3, 4 e 5 semanas), assim como outras opções “alternativas”. Será demonstrado como realizar os cálculos de espaço necessário e serão descritas as vantagens e inconvenientes de cada um deles, com a finalidade de ser capazes de decidir qual pode ser a solução que melhor se encaixe para cada situação em particular.

A quem é dirigido:

Gerentes, criadores, técnicos, veterinários e estudantes de ligados ao sector suíno com especial interesse na organização e dimensionamento das explorações.

Professores:

Carles Casanovas Granell

Médico veterinário de suínos desde 1998, Máster em produção suína pela Universidade de Aberdeen. Especializado em maneio, organização de explorações (maneio em bandas), reprodução e formação de pessoal. Combina o trabalho como veterinário de campo com publicações, cursos práticos em exploração e “papers” a nível nacional e internacional. Autor da secção "Conselhos de Maneio" de 3tres3.com.pt

Modalidade

Formação à distância

Duração: 10 horas lectivas

Proporcionará acesso às gravações ao vivo das aulas e o seu correspondente material de apoio (ligações a artigos técnicos de interesse) as 24 horas do dia, 7 dias por semana durante um total de 60 dias a partir do início da actividade formativa.

Durante todo este tempo os alunos poderão fazer chegar as suas perguntas ao professor/es contactando com eles  directamente via correio electrónico.

Programa

O Curso de Maneio em Bandas é formado por 6 módulos ou capítulos:

Parte 1: Número de lotes e organização de tarefas: O primeiro passo para compreender o MEB é entender o conceito de lote produtivo e o número de lotes (ou bandas) presentes na exploração. O número de bandas variará para cada tipo de MEB e isto definirá a organização das principais tarefas (Desmame / Cobrição / Partos). Neste primeiro capítulo são descritos todos estes aspectos.

Parte 2: Rotações de salas de parto de 4 semanas: O segundo passo para compreender o MEB é entender o conceito de rotação de salas de maternidade. Basicamente há rotações de 4, 5 e 6 semanas. Cada tipo de MEB está associado a uma destas rotações, o que determina em grande medida as suas vantagens e inconvenientes. Neste segundo capítulo serão descritas as rotações de salas de maternidade de 4 semanas (MEB a cada 4, cada 2 e  cada 1 semana).

Parte 3: Rotações de salas de parto de 5 semanas e de 6 semanas: Continuando com a análise dos tipos de maneio em bandas, serão analisadas as rotações de 4, 5 e 6 semanas. Cada tipo de MEB está associado a uma destas rotações, o que determina em grande medida as suas vantagens e inconvenientes. Neste terceiro capítulo serão descritas as rotações de salas de maternidade de 5 semanas (MEB a cada 5 e a cada 1 semana) e de 6 semanas (MEB cada 3 semanas).

Parte 4: Cálculo do espaço necessário: Outro aspecto fundamental é saber calcular o espaço necessário de gestação, desmame e engorda para cada tipo de MEB. Para se realizar parte-se sempre do espaço disponível na maternidade. Neste caso será contemplado um exemplo com 120 lugares de maternidade com MEB 5 semanas. A partir daqui o aluno deverá ser capaz de calcular todos os outros sistemas.

Parte 5: Vantagens e inconvenientes do maneio em bandas: Qualquer tipo de MEB tem as suas vantagens e inconvenientes. Não existe o sistema perfeito, ainda que neste capítulo se aprenda a avaliar qual pode ser o que mais se ajusta a determinadas necessidades.

Parte 6: Maneio em bandas, opções alternativas: Depois das explicações dadas nos capítulos anteriores e como informação sobre as possíveis opções alternativas ao maneio em bandas é facultado material adicional sobre o tema a consultar.

Projecto final: Para terminar o curso será proposta a realização de um exercício, como projecto final, que consiste em calcular a melhor opção de maneio em bandas para uma exploração com os parâmetros facultados no capítulo.

Certificação

A participação será reconhecida através da entrega de um Certificado de Participação do curso expedido por Sus Scrofa Fundación Barceló. Para a obtenção desse certificado será necessário aceder a todos os temas e superar os correspondentes questionários de avaliação.

Não são estudos de formação certificada nem dão direito à obtenção oficial de grau, mas servem para responder às exigências da legislação laboral portuguesa no que diz respeito ao número de horas de formação anual obrigatória ser ministrada aos trabalhadores das empresas.

Inscrição e preço

Maneio em Bandas 75,00 €Inscreve-te

     O curso pode ser realizado em qualquer momento já que o período de matrículas está sempre aberto. Uma vez efectuado o pagamento da inscrição terá acesso imediato ao curso. A partir desse momento disporá de 60 dias para realizar a actividade formativa.