Stan Done

Stan Done
15aryiteyalfredcarmenciarodaspablo.loperakrldimitrovdejan.kosutic81

VLA-Thirsk Regional Laboratory. Reino Unido

Frequentei o Royal Veterinary College em 1962 e licenciei-me em Dezembro de 1967, em plena febre aftosa.

Entre 1968 e 1970 beneficiei de uma bolsa de estudo da Pig Industry Development Authority (PIDA) no departamento de patologia, no qual inicialmente fui formado por Klaus Jericho, antes do seu regresso ao Canadá, e ambos estávamos sob alçada do defunto Professor ‘Ernie’ Cotchin. Isto deu-me uma boa base em medicina de grandes animais, pecuária, diagnóstico patológico e investigação suína. As bolsas de estudo PIDA são o que de melhor existiu em investigação suína.

Estas habilitações recém adquiridas foram aperfeiçoadas em saúde animal no RVC com o catedrático Jet Jones, de cujo curso de doutoramento beneficiaram muitos veterinários em todo o mundo. Também foi uma oportunidade para dirigir a unidade suína da universidade e um grupo consultivo em Hertfordshire e Bedfordshire durante o periodo 1970-1975. A isto seguiram-se três anos de práticas mas em 1978 regressei ao RVC para ensinar anatomia de animais de produção, histologia e embriologia com as lendas da anatomia veterinária Ray Ashdown e o falecido Peter Goody. Neste periodo fui co-autor de três atlas ilustrados de anatomia equína, de ruminantes e canina. Neste momento, o falecido Jack Done, chefe de patologia no Central Veterinary Laboratory (CVL), decidiu  que já tinha aprendido bastante como investigador e patologista de animais de produção e fui convidado para o departamento de patologia (1983).

Durante os 20 anos seguintes de investigação patológica, participei em inúmeras investigações e escrevi muitos artigos. Em 2002 o CVL estava a realizar recolha de dados. O centro principal da investigação veterinária eram os Regional Diagnostic Laboratories e foi uma grande aventura ficar a cargo de SVIO na VLA-Thirsk Regional Laboratory. De algum modo, foi como voltar a casa, posto que Thirsk RL e o Bury St. Edmonds são os principais centros das actividades suínas do VLA. Tive muita sorte com a maioria dos meus colegas, particularmente na The Pig Veterinary Society. Isto permitiu-me escrever quase 300 comunicações de vários tipos incluindo contribuições para 5 livros. Actualmente ensino sobre porcos em 2 faculdades de veterinária.

Stan Done, BA, DVetMed, PhD, Dipl ECPath, Dipl ECPHM, FRCPath, FRCVS. Catedrático visitante de patologia veterinária na Universidade de Glasgow e veterinário oficial na Agência de Laboratórios Veterinários - Thirsk.

Curriculum actualizado: 02-Jun-2011

Artigos