Mariana Kikuti

Mariana Kikuti
6Yasmanrgezjdcr571borisenkoirina1lilianepalhareslunita

Universidade de Minnesota. Estados Unidos

Mariana é licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, em 2010. Mais tarde, recebeu uma bolsa do Programa de Residência de Veterinários em Zoonoses e Saúde Pública da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, também no Brasil, onde realizou pesquisas e diagnóstico laboratorial de doenças zoonóticas como raiva, leptospirose, leishmaniose, toxoplasmose, doença de Chagas e brucelose em animais.

Concluiu mestrado em epidemiologia no Instituto Saúde Coletiva, na Universidade Federal da Bahia, em 2014, e obteve seu doutoramento na mesma instituição em 2018. A dissertação de mestrado focou a distribuição espacial da incidência da dengue num subúrbio urbano, modelando o risco de sofrer de dengue em termos de determinantes sociais da saúde utilizando os modelos Poisson log-normal e Condicional Autorregressivo (CAR), Maptools e INLA R. Também possui experiência em mapeamento de doenças utilizando ferramentas como Quantum GIS e ArcGIS. O seu trabalho durante o doutoramento incluiu pesquisas sobre surtos de doenças arbovirais e avaliações de exames laboratoriais de diagnóstico.

Está atualmente a trabalhar na Universidade de Minnesota liderando a análise da sequência PRRSv do banco de dados PRRSv do Morrison Swine Health Monitoring Project. Centra-se em particular na detecção de possíveis novas estirpes emergentes de PRRSv nos EUA.

Curriculum actualizado: 09-Jan-2019

Artigos