José Barceló (†)

José Barceló

Consultor de projectos em suinicultura. Espanha

José Barceló graduou-se pela Faculdade de Medicina Veterinária de Zaragoza (Espanha em 1981 especializando-se em Produção animal. Depois de vários anos trabalhando nos negócios de pecuária da sua familia, nos anos 1988 e 1999 esteve na Grã-Bretaña, Holanda e EUA estudando e praticando com especialistas do sector suinícola.

Com o seu regresso a Espanha em finais de 1989 iniciou a sua própria consultoria em suinicultura. Em 1991 formou a B&M c.v.p. com o seu sócio Enric Marco e em 1995 a empresa de consultoria foi aumentada com um novo sócio, Miquel Collell. B&M oferecia os seguintes serviços aos seus clientes em vários países Europeus e sul-americanos: controlo e diagnóstico de doenças, controlo produtivo e maneio de explorações, epidemiologia, controlo do ambiente, optimização de explorações, biossegurança e recursos humanos. Entre os seus clientes contava com companhias de genética, grandes empresas (10 - 30.000 porcas), cooperativas, produtores independentes, Faculdades de Veterinária, companhias farmacêuticas, fábricas de ração e organismos internacionais. B&M foi também a criadora da página de internet www.3tres3.com.

Em Janeiro de 2006 dissolve-se B&M e José Barceló continuou a sua actividad como consultor de projectos suinícolas em diferentes países; também foi o responsável da Escola Suinícola Sus Scrofa, Fundació Barceló.

Desde Junho de 2002 até Julho de 2003 trabalhou nos Estados Unidos (KY- Franklin).

José Barceló foi membro de diversas associações profissionais (IVS, IPVS, AASP, ANAPORC, Real Academia de Ciencias de Cataluña.) e interveio em múltiplas conferências nacionais e internacionais.

Pep Barceló faleceu a 28 de Junho de 2009 com a idade de 49 anos.

Curriculum actualizado: 10-Jan-2013

Artigos