Bruno Gonzalez-Zorn

Bruno Gonzalez-Zorn
12laia3piquerpig333Carmen CiaAna2207carlosucero

Universidad Complutense de Madrid. Espanha

Professor de Sanidade Animal da Faculdade de Veterinária da Universidad Complutense de Madrid e Professor Adjunto de Biotecnologia da Universidade de Estudos para o Desenvolvimrnto de Ghana. Obteve a sua licenciatura em veterinária em 1996 e o seu doutoramento com menção europeia em 2001. Após o seu doutoramento no Instituto Pasteur de Paris, regressou a Espanha com um contrato  "Ramón y Cajal del Ministerio de Ciencia". Actualmente lidera um grupo que trabalha em microbiologia molecular e ecologia da resistência antimicrobiana em Madrid. Os seus interesses em investigação centram-se em deslindar o fluxo de genes de resistência a antibióticos entre humanos, animais alimentos e o meio ambiente. Em 2011 recibeu um prémio bianual "Jaime Ferran de la Sociedad Española de Microbiología". Faz parte de numerosos Comités sobre Resistência aos Antibióticos em Instituições nacionais e internacionais. É Presidente do Grupo de Microbiologia Molecular da "Sociedad Española de Microbiología". A sua actividade docente está dedicada à Microbiologia em Medicina Veterinária, Farmácia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Medicina e Biologia.

Curriculum actualizado: 09-Mai-2017

Artigos

Técnicas clássicas de avaliação da resistência a antibióticos. À esquerda, E-TEST que permite medir a concentração mínima de antibiótico que impede o crescimento bacteriano. À direita, um antibiograma em que são observados diferentes auréolas de inibição do crescimento por parte dos antibióticos.

Resistência aos antibióticos: perguntas frequentes (1 de 2)

22-Mai-2017 (há 1 anos 1 meses 27 dias)

O que é a resistência aos antibióticos, porque e quando acontece? Transmitem-se entre diferentes tipos de bactérias? Uma mesma bactéria pode ser resistente a vários antibióticos? Os genes da resistência são ubiquitários? Como é que são medidas/avaliadas as resistências?

Resistência aos antibióticos: perguntas frequentes (1 de 2)