Ben Willing

Ben Willing
2mcrisolPARADOX

Universidade de Alberta. Canadá

Cargo actual: Professor assistente e titular da cátedra de investigação do Canadá em microbiologia da nutrigenomica.

Especialidade: Microbiologia intestinal, imunidade inata e patologias metabólicas.

Áreas de estudo/interesse académico: Interacções dieta-micróbio-hospedeiro da microbiota na resiliência à doença de porcos e frangos, produtos lácteos fermentados e biologia básica da microbiota.

Educação: Licenciado em agronomía em 2000 pela Universidade da Columbia Britânica, Doutorado em 2007 pela Universidade de Saskatchewan.

Biografia: Professor assistente e titular da cátedra de investigação do Canadá (Tier 2) em microbiologia da nutrigenómica na Universidade de Alberta. Licenciou-se em agronomia pela Universidade da Columbia Britânica e doutorou-se em Ciência Animal pela Universidade de Saskatchewan. Deu importantes contribuições para a compreensão do papel dos micróbios no desenvolvimento intestinal, doença inflamatória intestinal, resistência às infecções e saúde metabólica. O seu grupo de investigação trabalha para entender questões, tanto básicas como aplicadas à microbiologia intestinal. A investigação básica inclui a identificação de mecanismos através dos quais alguns membros do microbioma regulam a fisiologia do hospedeiro utilizando modelos de roedores e leitões livres de germens. A investigação prática inclui o exame do papel jogado pelos micróbios nos benefícios associados às intervenções dietéticas e na identificação dos impactos nas primeiras etapas da vida e no desenvolvimento de doenças metabólicas.

Responsabilidades formativas:  Ciência animal (fisiologia metabólica de animais domésticos), estudos interdisciplinares (bactérias comensais e saúde gastro-intestinal).

Responsabilidades em investigações/bolsas: Equipa activo de investigação de 7 estudantes graduados, 2 não graduados e 2 pós-doutorados; co-director da exploração livre de germens da Universidade de Alberta; membro do comité editorial do ISME Journal and Frontiers in Microbiology; Comité do Programa de Pós-graduação da AFNS.

Associações profissionais: Sociedade canadiana de ciência animal, Instituto de investigação da saúde de mulheres e crianças, Centro de excelência para a investigação sobre a inflamação e imunidade gastro-intestinal, Livestock Gentec.

Subsídios: Desde 2013, $2,44 milhões como investigador principal e $7,7 milhões no total.

Publicações: Tem 35 artigos científicos revistos por pares e 4 capítulos de livros.

Prémios e Mençãos Honrosas: Prémio ao futuro líder do International Life Sciences Institute; Prémio da Faculdade de inovação e da Faculdade de Agricultura ciências agrícolas biológicas e ambientais; Bolsa de pós-doutoramento do Canadian Institutes of Health Research e da Canadian Association of Gastroenterology.

Curriculum actualizado: 24-Nov-2016

Artigos