Leia este artigo em:

Sistema de goteamento para aumentar o consumo de água após o desmame

Como aumentar o consumo de água dos leitões nos 2-3 primeiros dias após o desmame utilizando a sua curiosidade natural.

Objectivo

O uso de um sistema de goteamento, como os disponíveis no mercado, pode aumentar o consumo de água dos leitões após o desmame. Trata-se de uma estratégia simples e eficaz que aumentará o consumo de água dos leitões nos 2 ou 3 primeiros dias após o desmame, utilizando a sua curiosidade natural devido ao som das gotas de água.

Descrição

Próximo ao desmame, tanto os leitões em lactação como os desmamados têm uma grande necessidade de água fresca e limpa. Aumentar a sua disponibilidade e consumo resultará numa melhor ingestão de alimento e de ganho diário. O processo de desmame é um dos eventos de transição mais stressantes para os leitões. O estabelecimento de um sistema de goteamento no bebedouro chama a atenção sobre o mesmo e aumenta a probabilidade de que encontrem rapidamente a sua nova fonte de água antes que se desidratem. O material necessário pode-se encontrar em qualquer loja de ferragens e inclui: tubo de 4 mm, uma pequena válvula para controlar o fluxo (litros/min), uma curva e um goteiro. Faz-se uma abertura na linha de água principal onde se insere a ligação.

Toda a ajuda para os adaptar mais rapidamente aos pontos de acesso à agua diminuirá o impacto negativo deste período stressante. O objectivo deste truque é ajudar os leitões a encontrar o ponto de água através do barulho da água que goteia devido à sua curiosidade natural. O custo e o nível de dificuldade associados à instalação destes componentes de risco por goteamento é muito baixo em relação ao beneficio para os leitões.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags