1 comentários

Leia este artigo em:

Papel na sala de parto: não apenas para os leitões...

Suministro de papel a las cerdas para mejorar el bienestar.
Suministro de papel a las cerdas para mejorar el bienestar.

É fácil observar a reacção das porcas (de todas!) ante o fornecimento de papel, basta um punhado em frente do focinho ou que esteja ao alcance da boca e já está... oxitocina! É como aplicar uma injecção!

Objectivo

Facilitar o parto da porca usando papel.

Descrição

A esta altura todos sabemos que o uso do papel na maternidade é uma grande ajuda para reduzir a mortalidade por esmagamento. O fornecimento de papel antes do parto é uma prática com provas dadas. Os leitões crescem num ambiente mais confortável (melhora a percepção térmica em +5°C; Casanovas, 2011), evitando que os leitões, que estão húmidos após o nascimento, escorreguem no solo de plástico. Mas nem todos conhecem a importante função do papel fornecido às porcas como melhorador do bem-estar neste momento tão particular e difícil, dado que a porca não pode "fazer" o ninho como acontece na natureza. No seu ambiente natural, a porca iniciaria a construção do ninho alguns dias antes do parto. A impossibilidade de construir o ninho, gera um estado de ansiedade na porca que é típico da chegada do parto. Dentro da jaula, a porca morde as barras, tenta foçar o solo, aumenta a frequência cardíaca e respiratória numa situação de frustração. Yun et al demonstraram, em 2014, que o fornecimento de abundante material nidificante determina um aumento do nível plasmático de oxitocina, medido no sangue. Como bem sabemos, a oxitocina é a hormona do parto, que ajuda na expulsão dos fetos através das contracções uterinas. É fácil observar a reacção das porcas (de todas!) ante o fornecimento de papel, basta um punhado em frente do focinho ou que esteja ao alcance da boca e já está... oxitocina! É como aplicar uma injecção!

Artigos

O DESv transmite-se via sémen?28-Mar-2018 há 27 dias

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

aadidoniOutros28-Mar-2018 (há 27 dias)

Bom dia, srs!!!
Excelente dica....

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags