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O mercado suíno na Ucrânia

A produção suína na Ucrânia está-se a desenvolver activamente. O déficit de mercado reduz as barreiras de entrada que são quase ausentes.

A produção suína na Ucrânia está a desenvolver-se devido à produção doméstica, além da comercial. Os produtores comerciais representam 50% do stock de porcos (figura 1).

Ucrania: Estructura del stock de reproductores

Figura 1. Distribuição das explorações de reprodução por tamanho em 2015.

 

Granja de cerdos en Ucrania

 

A 1 de Junho de 2015, o censo total de porcos na Ucrânia era de 7,6 milhões de cabeças (em comparação com os 7,8 milhões de cabeças de anos anteriores). Cerca de 1,88 milhões de cabeças ou metade do stock comercial pertence a 40 empresas que lideram o sector. A maioria das porcas são de raça Large White (Yorkshire) e Landrace (figura 2), as principais raças terminais são Pietrain e Duroc.

distribucion de cerdas segun raza en ucrania

Figura 2. Distribuição percentual das porcas segundo a raça na Ucrânia.

 

Até 2014 o consumo de carne de porco e de aves na Ucrânia cresceu de forma continuada enquanto que o da carne de vaca estancou (figura 3). No ano passado o consumo de carne de porco sofreu uma importante diminuição devido às dificuldades económicas, políticas e sociais. No entanto, a produção doméstica manteve-se quase ao mesmo nível com 763 mil toneladas (2 mil toneladas menos que em 2013). Destas, 51% ou 377 mil toneladas foram produzidas por explorações comerciais. O consumo global de carne de porco alcançou as 860 mil toneladas ou os 20 kg per capita.

Consumo de carne en Ucrania

Figura 3. Evolução do consumo de carne na Ucrânia.

 

Hoje em dia, a produção não pode satisfazer a crescente procura interna (figura 4). Em consequência, o principal objectivo para os próximos 3-5 anos é o aumento da produção doméstica até 1,3 milhões de toneladas.

Dinámicas de producción y consumo

Figura 4. Dinâmicas de produção e consumo de carne de porco na Ucrânia.

 

O déficit do mercado suíno é compensado através das importações que chegaram até às 234 mil toneladas em 2013 (das quais 157 mil toneladas correspondem a carne e produtos cárnicos e o resto a sub-produtos, 11% da carne de porco é refrigerada e 89% congelada). Tradicionalmente as principais importações no mercado ucraniano são cortes de carne de porco congelada (excepto presuntos e paletas), fígados congelados e sub-produtos comestíveis. Não obstante, em 2013 as carcaças e meias carcaças de porcos, tanto refrigeradas como congeladas, foram muito populares entre os comerciantes da Ucrânia, sendo 5,3% e 6,8% das importações de produtos suínos comestíveis. Por outro lado, também aumentaram as importações de fígados congelados e outros sub-produtos comestíveis congelados, assim como de salgados, em salmoura, secos ou fumados em comparação com 2013 em 8%, 18,6% e 58,6% respectivamente. Este tipo de mudança explica-se devido à maior procura por parte dos transformadores de carne ucranianos. Cabe assinalar também, que em 2014 a quantidade de importações total diminuiu 42,55% devido à desvalorização da moeda nacional.

O Brasil manteve-se como o principal fornecedor em 2013 (figura 5), seguido da Alemanha. Quanto aos países vizinhos, a Polónia estava em quinto lugar em 2013, não obstante, no ano passado acabou em terceiro.

Estructura del comercio internacional (2014)

Figura 5. Estrutura do comércio internacional em 2014 na Ucrânia.

 

Em 2013 a Ucrânia exportou pouco mais de 6 mil toneladas de carne de porco (4,6 mil toneladas) e vísceras. Em 2014 dobrou as exportações que aumentaram até 12,4 milhares de toneladas e dados recentes indicam que nos primeiros 7 meses de 2015 se exportaram 18,6 milhares de toneladas.

A geografia das exportações é menos diversa. Em 2014 por volta de 54% foi exportado para a Moldávia e 44% para a Federação Russa.

Em 2015 estão a acontecer muitas mudanças no comércio da carne de porco já que a Ucrânia exportou quase 10 vezes mais que importou. Durante o primeiro trimestre, a mudança da moeda nacional, manteve os fornecedores exteriores afastados e vários transformadores ucranianos obtiveram autorização do Rosselkhoznadzor para exportar carne de porco e sub-produtos suínos.

Quanto à situação actual de mercado, o primeiro trimestre foi marcado por um baixo nível de preços, no entanto, no segundo, estes avançaram e mantiveram-se bastante estáveis durante mais de dois meses (figura 6). A tendência mencionada foi relacionada com o desenvolvimento cíclico da indústria (cada ciclo tem uma duração de 4-5 anos). Prevê-se que a subida dos preços no mercado de porcos vivos continue na segunda metade de 2015.

Precio del kg de peso vivo (categoría I), UAH/kg

Figura 6. Preço do porco em vivo (categoria I), UAH/kg.

 

O tamanho óptimo de uma exploração comercial estima-se entre 1,2 e 2,5 mil porcas (ou até 5 mil porcas no caso de unidades de porcas) de acordo com um alto nível de bio-segurança e capacidade de controlo. O volume de investimento varia enormemente em função de diversos factores técnicos e se se trata de nova construção ou reforma. No entanto, os investimentos médios flutuam entre os 4-8 mil USD.

O custo de produção está entre 19 e 28 UAH (0,73 e 1,08 €) por kg de peso vivo e depende sobretudo do nível de intensificação.

Dinámicas del índice de atracción del mercado porcino en 2011-2015

Figura 7. Dinâmicas do índice de atracção de mercado suíno em 2011-2015.

 

O benefício não depende apenas do custo de financiamento, mas em maior medida da estratégia de entrada no mercado eleito.

Em geral, a entrada no mercado realiza-se segundo as seguintes etapas:

  1. Investigação de mercado e aspectos legislativos do seu funcionamento.
  2. Eleição da forma de organização e gestão da empresa e resolução de questões legais.
  3. Eleição de uma estratégia de desenvolvimento: tamanho, segmento de mercado, grupo objectivo, genética.
  4. Eleição de localização e terrenos.
  5. Investimento em construção ou reforma.
  6. Métodos técnicos de entrada.
  7. Participação de um especialista ou de uma consultoria para a gestão do projecto.

Actualmente o mercado suíno na Ucrânia adapta-se às tendências mundiais, incrementando activamente a produção e deslocando ligeiramente para outros tipos de carne (especialmente a de vaca). O próspero desenvolvimento está dirigido para substituir as importações, diversificar a gama de produtos e orientar a exportação.

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