TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Nutrição de precisão para porcas de alta produtividade (2/2)

O conceito de nutrição de precisão pode ser considerado uma técnica inovadora na investigação de suínos.

O conceito de nutrição de precisão e o objectivo de melhorar a eficácia da utilização de nutrientes essenciais pode ser considerado uma técnica inovadora na investigação de suínos nos últimos anos.

Nutrição de precisão em porcas reprodutoras

A condição corporal de uma porca gestante também pode influenciar directamente o seu rendimento durante a lactação. O excesso de energia pode causar obesidade na altura do parto, levando à redução do consumo voluntário e à mobilização corporal excessiva durante a lactação (Sinclair et al., 1998; Kim et al., 2009).

Normalmente, as porcas são alimentadas com a mesma dieta durante toda a gestação, sem qualquer alteração nos níveis nutricionais ou mesmo na quantidade de ração fornecida, contudo as suas necessidades nutricionais mudam durante toda a gestação (Dourmad et al., 2008; Gaillard et al., 2020; Gaillard e Dourmad, 2022).

Em alguns casos, a fase de gestação é subdividida para se centrar nas diferentes necessidades de cada período. Um exemplo é a utilização do conceito "alto-baixo-alto HLH", onde a gestação é dividida em três terços: o primeiro centra-se na recuperação da condição corporal da porca, o segundo no desenvolvimento e manutenção das glândulas mamárias e finalmente o terceiro na produção de leite e no crescimento exponencial do feto.

Um factor que também pode influenciar a alimentação e a ingestão de nutrientes na fase de gestação é o alojamento em grupo das porcas, pois a competição pela alimentação pode levar a lutas, hierarquias e grandes variações no estado corporal das porcas nesta fase. Uma grande alternativa que tem sido aplicada na produção é a tecnificação do sistema de alimentação ou a utilização de AIPF's (Automatic Intelligent Precision Feeders), onde podemos conseguir fornecer a alimentação certa para as porcas de forma individualizada, ou seja, sem disputas ou competição pela alimentação, facilitando a aplicação do conceito de nutrição de precisão, outra estratégia que tem sido muito estudada nos últimos anos.

Num estudo realizado na nossa unidade de investigação NEPSUI (Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, ICA-UFMG), que visava investigar os efeitos da nutrição de precisão em porcas gestantes de alta produtividade, foi demonstrado que fornecer o equilíbrio certo de aminoácidos e energia nos períodos correctos de gestação pode trazer grandes benefícios ao rendimento. O trabalho comparou o efeito da utilização de diferentes modelos de curvas de alimentação na fase de gestação, tais como a curva plana, a HLH e a aplicação de um modelo de previsão de nutrientes centrado nas necessidades diárias da porca (Domingos et al, 2022).

A nutrição de precisão foi considerada mais eficiente em comparação com as outras dietas. O crescimento fetal foi superior às outras formas de nutrição (Figura 1).

Figura 1. Influência de diferentes estratégias de alimentação (nivel plano, alto-baixo-alto ou de precisão) durante a gestação, no desenvolvimento do crescimento fetal. 
Figura 1. Influência de diferentes estratégias de alimentação (nivel plano, alto-baixo-alto ou de precisão) durante a gestação, no desenvolvimento do crescimento fetal. 

Os efeitos de um fornecimento adequado baseado nas necessidades diárias da fêmea não se limitam apenas ao crescimento fetal, mas também à deposição de tecidos e à produção de leite. Também no estudo foi demonstrado que a produção de leite era superior aos outros tratamentos em aproximadamente 1,2 litros por dia, reflectindo a mobilização corporal mais pronunciada dos tecidos depositados durante a gestação calculada pela deposição e mobilização de gordura (Figura 2).

Figura 2.
Figura 2.

Por conseguinte, as estratégias destinadas a maximizar o rendimento podem ser alternativas promissoras para a produção. A utilização de modelos dentro da nutrição de precisão é uma saída que pode trazer muitos benefícios aos animais e, principalmente, aos produtores. Os resultados mostram que uma alimentação de precisão baseada em rácios diários dinâmicos de lisina:energia durante a gestação é muito benéfica para porcas altamente produtivas, uma vez que favorece a disponibilidade de nutrientes para o crescimento corporal das porcas, desenvolvimento fetal e da glândula mamária.

O conceito de nutrição de precisão torna-se uma ferramenta presente na vida diária das suiniculturas no Brasil e em todo o mundo, com o objectivo de alcançar uma produção suinícola sustentável e eficiente, aumentando os resultados económicos para os produtores.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista