TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram

Microbiota e produção de suínos - Microbiota no desmame - Parte 4

Uma estratégia de maneio simples pode ter um impacto no momento mais difícil da vida de um leitão: o desmame.

Obrigado por ter lido esta série de artigos que revêem criticamente os nossos conhecimentos actuais sobre a microbiota e a produção de suínos. Apesar de enfrentar muitos desafios, as estratégias seleccionadas demonstraram ter um efeito benéfico sobre a microbiota intestinal. Neste último artigo, concentrar-nos-emos numa estratégia de gestão simples, que pode ter um impacto no momento mais desafiante da vida do leitão: o desmame.

Não é surpresa para ninguém familiarizado com a produção de suínos que o desmame seja um momento difícil para os animais, produtores e veterinários. O stress do desmame inclui a mudança de dieta, a mistura com diferentes grupos de porcos e a possibilidade de ter de mudar os porcos para diferentes salas/pavilhões/explorações/países! Além disso, o desmame significa também o fim da imunidade passiva. Os porcos são obrigados a adaptar-se rapidamente ao seu ambiente, a uma nova dieta e a um novo... microbioma?

A mudança mais radical na microbiota intestinal de qualquer porco ocorre no desmame. Esta situação é evidenciada pela investigação da diversidade beta associada aos leitões desde a parto até ao desmame (Figura 1). Em resumo, a diversidade beta é uma medida de semelhança entre as amostras. Por exemplo: quantas bactérias no microbioma de um leitão estão presentes no seu primeiro dia de vida e aos 21 dias de idade? Por conseguinte, QUALQUER medida que ajude os porcos a adaptarem-se após o desmame é importante. É bem conhecido que a mudança alimentar associada ao desmame - de leite líquido rico em lactose para alimentos sólidos com outras fontes de hidratos de carbono - determina as mudanças no perfil enzimático do intestino durante o desmame. Em resumo, foi observada uma redução progressiva da lactase e um aumento da actividade amilásica, maltase e sucrase. O microbioma intestinal também precisa de se adaptar a este novo ambiente e às novas fontes de energia. Os micróbios, tal como o seu hospedeiro, alimentam-se do conteúdo que viaja através do lúmen gastrointestinal. Curiosamente, investigações recentes sugerem que, ao contrário do que tem sido demonstrado para outras espécies, a microbiota de leitões saudáveis ou de alto rendimento é menos diversificada do que a de leitões diarreicos ou de baixo rendimento.

Figura 1. Diagrama de dispersão mostrando as associações entre a composição do microbioma do porco durante os primeiros dias de vida (0-7 dias), imediatamente antes do desmame (21 dias) e após o desmame (100 dias). A maior mudança é observada entre as amostras pré-desmame e pós-desmame. Picos de diversidade alfa após o desmame (mostrado como "diversidade do microbioma").

Como podemos apoiar a microbiota intestinal durante o desmame?

Expor os leitões a ração sólida antes do desmame (creep-feeding) pode ajudar a semear o microbioma intestinal com micróbios que responderão mais rapidamente às mudanças provocadas pelo desmame. O creep-feeding permite essencialmente a proliferação de bactérias que utilizam fontes de energia que não a lactase, alterando assim o perfil funcional do microbioma intestinal (discutido na Parte 3). Acelera a maturação do microbioma, aumenta a diversidade microbiana, reduz os episódios de diarreia na primeira semana pós-desmame e parece aumentar o ganho de peso a longo prazo (Choudhury et al., 2021. Shim et al., 2005. Want et al., 2019. Frese et al., 2015). Naturalmente, existem variações devido a diferentes formulações de rações, mas em geral a alimentação creep-feeding parece preparar positivamente o intestino e a sua microbiota para os desafios do desmame (e pós-desmame). Podem ser estabelecidos paralelos, notando as diferenças de estilo de vida, com porcos criados em liberdade ou javalis, uma vez que as suas crias têm acesso à terra e a outros alimentos que permitem a maturação da sua microbiota intestinal. O creep-feeding também apoia o conceito de um microbioma resistente (como discutido na Parte 3 desta série de artigos). Após a interrupção associada ao desmame, os leitões expostos à alimentação por rastejamento apresentam uma alteração menos pronunciada no perfil do seu microbioma intestinal. Por outras palavras, o seu microbioma é mais resistente à mudança.

Vários estudos investigaram os efeitos dos prebióticos, probióticos, sinbióticos e pós-bióticos na saúde e o rendimento dos suínos. Alterações duradouras na microbiota requerem a introdução/remoção repetida de micróbios específicos, como discutido na Parte 2. É importante notar que os resultados destes estudos muitas vezes não são reprodutíveis. Isto deve-se provavelmente às razões discutidas na Parte 1 - e à forma como reproduzimos métodos analíticos para verificar os resultados.