X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Gestação em grupo dinâmico com controlo de peso

A monitorização contínua do peso das porcas levou a melhorias significativas na eficiência alimentar e na longevidade das porcas.

Visitámos a exploração Coagra, propriedade de Jaume Alós e localizada na província de Lérida. Esta exploração familiar abriga 400 mães de genética dinamarquesa, organizadas em bandas de três semanas com desmame aos 26 dias. 100% da produção é engordada em diferentes unidades de engorda externas.

A exploração trabalha com máquinas de alimentação electrónica na gestação e maternidade. As porcas em gestação confirmada são alojadas num único pavilhão de 560m², formando um grupo dinâmico. Neste momento, este é composto por 5 estações de alimentação e acomoda uma média de 200 porcas.

Aproveitando o facto de as porcas estarem neste grande grupo, foram adicionados ao sistema:

  • uma báscula para conhecer o peso exacto de cada porca e ajustar a sua curva de alimentação;
  • uma estação de detecção de cio para identificar repetidoras e primíparas em cio, sendo que neste parque há um varrasco permanentemente alojado. O sistema regista a frequência com que as porcas o vêm visitar para determinar quais as porcas que estão em cio.
  • separador para separar porcas específicas num parque, tais como porcas que podem entrar em parto, porcas a vacinar, animais que perderam o seu chip ou porcas que o sistema detectou como estando em cio e que precisam de ser inseminadas.

Desenho dos parques e fluxo das porcas

Jaume Alòs insiste na importância de ter um bom desenho, tanto em termos do circuito que os animais têm de seguir como da delimitação das diferentes áreas.

Os objectivos a serem atingidos pela instalação são:

  • as porcas que querem reentrar na área de alimentação devem percorrer todo o caminho para evitar perturbar as porcas que estão prestes a entrar, o que reduz o stress na área próxima da entrada das máquinas de alimentação;
  • a estação de detecção do cio deve ser passagem obrigatória ao sair da estação de alimentação;
  • haver muitos cubículos de repouso, alguns fora das áreas mais movimentadas, tais como a área em frente das estações de alimentação ou áreas de passagem geral das porcas.

Um pequeno detalhe que facilita muito a verificação dos animais é o facto de os painéis que compõem os lados dos cubículos serem cortados a meia altura. Isto permite ao animal sentir-se abrigado quando deitado contra a parede mas, por outro lado, torna muito mais fácil verificar as fêmeas.

Uma observação feita por Jaume é que, ao ter uma área maior, as porcas têm a opção, e de facto utilizam, áreas diferentes dependendo das zonas que lhes proporcionam maior conforto de acordo com a temperatura, correntes de ar, etc. Este espaço maior também se revela muito útil para um menor confronto ao estabelecer a ordem hierárquica.

Gestação em grupo dinâmico com controlo de peso
Gestação em grupo dinâmico com controlo de peso

Introdução precoce das primíparas no grupo dinâmico

As primíparas provêm de uma fonte externa e entram a cada 2 meses com um peso de 60 kg. As futuras reprodutoras são treinadas na utilização de máquinas a partir de 110 kg. A introdução das primíparas no grupo dinâmico geral tem lugar antes da primeira cobrição, quando as porcas pesam aproximadamente 140 kg. A sua entrada nesta instalação permite monitorizar o peso das primíparas para ajustar ao peso de cobrição da exploração, que neste caso era de 160 kg, embora tenha aumentado nos últimos tempos, pois ao que parece um peso mais elevado no primeiro serviço melhorou o número de nascimentos. As porcas também têm acesso à estação de detecção de cio que regista a frequência com que elas se aproximam do varrasco, o que facilita muito a detecção do cio.

Quando incorporadas no grupo geral, estas primíparas são marcadas com spray para facilitar a identificação fácil dentro do grupo para uma monitorização mais próxima. É de notar que não se observam sinais de luta nas porcas, incluindo estes animais mais jovens.

Principais vantagens observadas

Melhoria na relação kg de ração para porcas/ leitão desmamado: manter uma condição corporal adequada durante todo o ciclo reprodutivo é muito mais eficiente do que tentar recuperar porcas magras ou excessivamente gordas. Este facto, juntamente com a cobrição das primíparas com o peso correcto, contribuiu para o facto de a exploração ter mantido o seu consumo anual por porca/ano em cerca de 1200 kg, passando de 29 para 35 leitões desmamados/porca/ano. Passar de 41 kg de ração por leitão desmamado para 35 kg, para além da poupança nos custos de alimentação, deve lembrar-nos da importância crescente da concepção correcta das dietas de reprodutoras.

Melhoria da adaptação das primíparas: as fêmeas de substituição, após o treino com as máquinas e antes da cobrição, são introduzidas no grupo dinâmico com as fêmeas adultas. Isto é possível graças a uma boa concepção das instalações e das suas diferentes áreas e à disponibilização de espaço suficiente. Isto melhorou a adaptação dos leitões e, portanto, os problemas de saúde que por vezes são observados nas ninhadas de primíparas.

Melhoria da longevidade: as porcas que iniciaram a sua vida produtiva com o sistema electrónico de controlo de peso e alimentação melhoraram a sua longevidade em +0,35 partos. Este sistema tornou possível cobri-las com o peso ideal e mantê-las em gestações e lactações sucessivas.

Esta instalação foi concebida para uma futura adaptação ao sistema de cobrir e soltar, com o objectivo de introduzir as porcas no terceiro dia pós-parto a um grupo dinâmico que teria cerca de 320 fêmeas a comunicar este edifício com um adjacente, eliminando assim a sua estadia em boxes no início da gestação.

Este é um exemplo de como a correcta implementação da tecnologia pode reduzir custos, melhorar os resultados da produção, o bem-estar animal e também a imagem da exploração e a satisfação profissional daqueles que nela trabalham. Estamos certos de que Jaume Alòs continuará, não só a implementar tecnologia útil, mas também a tirar o máximo partido da mesma. Obrigado à família Alòs pelo seu tempo e por serem embaixadores tão excelentes para o sector da suinicultura.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista