X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Em busca da banda ideal (1/2)

Durante os últimos 10 anos temos estado a tentar optimizar os diferentes sistemas de Maneio em Bandas (MEB), procurando o sistema mais efectivo. A eleição do melhor sistema depende das necessidades e a área de cada exploração em particular.


Durante os últimos 10 anos temos estado a tentar optimizar os diferentes sistemas de Maneio em Bandas (MEB), procurando o sistema mais efectivo. Tinhamos chegado à conclusão de que cada uma das diferentes opções de MEB tradicional tem as suas vantagens e inconvenientes e nenhuma é claramente melhor ou pior. A eleição do melhor sistema depende das necessidades e a área de cada exploração em particular.

Contudo, recentemente “descobrimos” uma nova opção de MEB que abre a porta a novas possibilidades. É um sistema que reune boa parte dos benefícios, minimiza os inconvenientes e pode resultar bastante atractivo para muitas explorações nas que os sistemas “tradicionais” acabavam por não se encaixar. É a que denominamos a Banda Ideal.

Os distintos sistemas de MEB superiores a uma semana oferecem grandes vantagens: Maior estabilidade sanitária e controlo de doenças, melhor distribuição e agrupamento de tarefas, lotes de maior número de animais.

Contudo, também geram uma série de inconvenientes:

1. Maior dificuldade ao atingir o objectivo de partos previsto.
2. Que fazemos com porcas cobertas “fora de tempo”?
3. Maior dificuldade para fazer porcas adoptantes.
4. Tempo de rotação das salas de maternidade imposto pelo tipo de MEB.

Rotação de salas de maternidade em MEB
Ao contrário das bandas semanais, as bandas superiores a uma semana impõem uma determinada rotação às salas de maternidade:

· O MEB cada 2 semanas e cada 4 semanas forçam rotações de 4 semanas.
· O MEB cada 5 semanas força rotações de 5 semanas.
· O MEB cada 3 semanas força rotações de 6 semanas.

As rotações cada 4 semanas tiram o máximo partido da jaula de maternidade, mas à custa de obrigar a desmamar de forma precoce (máximo 21 dias) e oferecer um tempo de vazio sanitário e uma entrada de porcas antes do parto limitado (1 semana). Nesta situação, as porcas ligeiramente avançadas do lote comprometem os vazios sanitários e o Maneio Tudo dentro – Tudo fora, enquanto que as atrasadas se devem desmamar com poucos dias de lactação (menos de 21).

As rotações cada 6 semanas são o extremo totalmente oposto. Permitem desmamar aos 28 dias e ainda ficam 2 semanas de vazio sanitário e entrada de porcas. As porcas adiantadas até uma semana do lote podem parir sem comprometer o vazio sanitário e as atrasadas até uma semana podem ser reincorporadas ao lote, desmamando-as aos 21 dias na seguinte lactação. São rotações muito flexíveis, mas que penalizam em excesso a capacidade produtiva da maternidade.

No ponto intermédio encontram-se as rotações cada 5 semanas. Da mesma forma que as rotações de 6 semanas, permitem desmamar aos 28 dias, ainda que logo ficaria um tempo mais justo (ainda que suficiente) de vazio sanitário – entrada de porcas (1 semana). Desta forma o aproveitamento da maternidade é maior que em rotações cada 6 semanas, mas menor que em rotações cada 4. Poderíamos dizer que são o terno justo (nem muito, nem pouco).

Exemplo: Exploração com 120 lugares de maternidade

Perda 2/6 produção = 33,3 %
Rotações 4 semanas
→1560 partos / ano
Rotações 5 semanas
→ 1248 partos / ano
Rotações 6 semanas
→ 1040 partos / ano
Perda 1/5 produção = 20%
Perda 1/6 produção = 16,6%

Como vemos, uma exploração que decidisse passar de uma rotação de 4 semanas para 6 semanas, deveria reduzir o efectivo em 33% se se mantém com o mesmo número de lugares de maternidade. Contudo, apenas perderia 20% das porcas se implementasse uma rotação de 5 semanas e igualmente poderia desmamar aos 28 dias como com a rotação de 6 semanas!

Para os defensores do desmame aos 28 dias, é mais vantajosa uma rotação de salas de maternidade de 5 semanas que de 6 semanas.

O grande problema das bandas tradicionais é que o único MEB que permite uma rotação de 5 semanas, é a banda de 5 semanas.

Além do mais, “tradicionalmente” o MEB de 5 semanas não permite desmamar aos 28 dias porque teoricamente, a duração do ciclo reprodutivo deve ser inteiramente divisível pelo intervalo entre bandas.

Duração do ciclo da porca com desmame aos 21 dias:
16,5 semanas gestação
3 semanas lactação
0,5 semanas de Intervalo desmame cobrição
TOTAL: 20 semanas
Inteiramente divisível pelo intervalo entre bandas (5) resultando num número inteiro (4 lotes)

Neste caso a distribuição de tarefas semanais fica da seguinte forma:

Semana 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
Tarefa D C P 0 0 D C P 0 0 D C P 0 0 D C P 0 0

D = Desmame
C = Cobrição
P = Partos
0 = Nada


Assim pois, parece que neste caso não seríamos capazes de aproveitar a capacidade de desmamar aos 28 dias, ainda que com uma rotação de salas de maternidade de 5 semanas.
Além disso as bandas de 5 semanas agrupam ao máximo os lotes, com o que são opções interessantes para explorações de tamanho pequeno – intermédio, mas pouco práticas em explorações com maior número de porcas (exemplo: 400 – 500 porcas ou mais).

Conclusões
Com as bandas “tradicionais” superiores a uma semana:

· Em explorações de tamanho intermédio praticamente só temos a possibilidade de trabalhar com opções que impõem rotações de maternidade de 4 ou 6 semanas.

· No caso de trabalhar com bandas de 5 semanas, tampouco aproveitamos o potencial de poder desmamar aos 28 dias, porque não encaixa com o ciclo produtivo.

Como vemos, gera-se-nos um “vazio”. Queríamos poder desmamar aos 28 dias com rotações a 5 semanas, mas nenhum sistema no-lo permite.

Deveremos investigar possíveis opções de bandas “alternativas” para tentar encontrar uma solução para este problema.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Bem-vindo à 3tres3

Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.

Já somos 138162 Utilizadores!

Regista-teJá é membro?
Envio gratuito

em pedidos > 400€

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

tags

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista