X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da elevada ingestão de fibra nas porcas em pré-parto sobre a sobrevivência dos leitões

A obstipação é um dos fatores envolvidos na mortalidade pré-desmame dos leitões.

Devido aos melhoramentos genéticos da última década, o numero de leitões nascidos por porca e por ano aumentaram de forma radical. No entanto, a mortalidade dos leitões também aumentou no mesmo período.

A sobrevivência dos leitões ao parto é influenciada por factores dependentes das porcas, como: a duração do processo de parto, o início da produção de leite e colostro, e fatores dos leitões, como: o peso ao nascimento, as reservas de glicogénio, a capacidade de manter a temperatura do corpo e a vitalidade ao nascimento. O processo de parto e início da produção de leite estão sob controlo hormonal (Figura 1).

Alterações hormonais da porca em torno do parto

Figura 1. Alterações hormonais da porca em torno do parto.

Um fator que pode influenciar o processo de parto e o início da produção de leite é a mudança brusca da ração de gestação para a de lactação, uns dias antes do parto. Com esta alteração na dieta e, muitas vezes em conjunto com uma redução do nível de alimentação, a ingestão de fibra (fibra neutro detergente, FND) diminui (Figura 2). A maior parte da fração da fibra chegará ao intestino grosso onde pode ser fermentada. Ao diminuir a quantidade de fibra que chega ao intestino grosso, também a mobilidade intestinal diminui, podendo causar obstipação peri-parto e endotoxémia da porca.

Ingestão de fibra (FND) em torno do parto

Figura 2. Ingestão de fibra (FND) em torno do parto.

A endotoxémia pode impedir a libertação de prolactina e reduzir a produção de leite. Evitar a obstipação através de uma dieta rica em fibra de transição (peri-parto) é uma das medidas para prevenir a hipogaláxia.

Resultados próprios e de literatura mostram que as dietas mais ricas em fibra, no período do peri-parto, diminuem a incidência de fezes duras (Figura 3) e aumentam o consumo de ração pela porca no início da lactação (Figura 4).

Efeito do nível de fibra dietética na incidência de fezes duras

Figura 3. Efeito do nível de fibra dietética na incidência de fezes duras (fonte Nutreco R&D)

Consumo diário voluntário de alimento de porcas em lactação alimentadas com uma dieta que continha 2,8 (controlo) ou 11,0% (fibra) de fibra bruta durante a gestação

Figura 4. Consumo diário voluntário de alimento de porcas em lactação alimentadas com uma dieta que continha 2,8 (controlo) ou 11,0% (fibra) de fibra bruta durante a gestação (adaptado de Quesnel et al. 2009)

Por outro lado, estas dietas ricas em fibra, durante o peri-parto, aumentam a ingestão de colostro nos leitões mais pequenos (Figura 5) e aumentam a sua sobrevivência (Figura 6).

Ingestão de colostro

Figura 5. Ingestão de colostro em leitões de pouco peso
(Loisel et al. 2013)

Figura 6. Mortalidade de leitões durante a lactação
(Loisel et al. 2013)

No nosso centro de investigação foram realizados vários ensaios para investigar quais as frações da fibra que são mais eficazes na redução da incidência da obstipação. Os resultados mostram que as fibras fermentescíveis, como a hemicelulose, aumentam o conteúdo de água das fezes, reduzindo assim o risco de fezes duras (Figura 7). A Figura 7 mostra também que são necessários pelo menos 5 dias de consumo de dietas ricas em fibra para alcançar alterações significativas no teor de matéria seca das fezes da porca.

Efeito da fonte de fibra na dieta de porcas sobre o conteúdo de matéria seca das fezes

Figura 7. Efeito da fonte de fibra na dieta de porcas sobre o conteúdo de matéria seca das fezes (Nutreco R&D)

Em conclusão, a obstipação é um dos factores que estão envolvidos na mortalidade pré-desmame dos leitões. Recomendamos o uso de dietas ricas em fibra fermentescível no período peri-parto das porcas durante pelo menos cinco dias antes do parto, para prevenir a obstipação e estimular a saúde intestinal.

Além disso, recomendamos manter os níveis de alimentação antes do parto em 2.5 a 2.8 kg por dia, em função da paridade da porca. Do ponto de vista prático (sistema de alimentação) a maioria das explorações usam rações de lactação antes do parto. No entanto, as rações de lactação são formuladas para maximizar a produção de leite, e portanto é necessário uma especial atenção para evitar a obstipação ou uma pressão excessiva no úbere antes do parto. Alimentando com dietas especiais de transição no periodo peri-parto diminui o risco de obstipação.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista