X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Buscando...:Situação sanitária mundial: Febre Aftosa

África Os resultados das serotipificações realizadas mostram que em vários países continuou-se a isolar os serotipos O, SAT1 e SAT2 enquanto que o vírus A só foi isolado nos Camarões...
5 Dezembro 2002
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
África

Os resultados das serotipificações realizadas mostram que em vários países continuou-se a isolar os serotipos O, SAT1 e SAT2 enquanto que o vírus A só foi isolado nos Camarões e Quénia.

· Na África do Sul foi assinalado um foco da doença devido ao vírus SAT2 durante o mês de Fevereiro do ano passado, concretamente na zona de banhos desparasitantes do distrito de Mhala, dentro de uma zona tradicional de controlo da doença na província do Norte.
· Na Eritreia foram confirmados 2 focos na região de Gash-Barka.
· No Malawi foram assinalados casos numa zona em que, no ano 2000, foi confirmado um foco.
· No Mali confirmaram-se 17 focos, neste país a doença não era detectada desde 1999.
· Na Suazilândia foi detectado 1 foco no início de 2001 no Norte na região de Hhohho, zona que era considerada livre da doença.
· No Zimbabwe ocorreu uma epizootia entre Agosto e Outubro de 2001 provocada pelo vírus SAT2, concretamente na província de Matabeleland Norte, posteriormente foram detectados novos focos nas províncias de Matabeleland Sul e Masvingo.
· As Maurícias foram incluídas nos países livres de febre aftosa, nos quais não se aplica a vacinação.

Continente Americano

Durante o passado ano os Estados Unidos, países da América Central, as Antilhas, as Guianas, o Chile e a zona Noroeste do departamento de Chocó, na Colômbia permaneceram livres da doença sem vacinação enquanto que a Guatemala e Guiana foram reconhecidos como livres da doença sem vacinação.

· Na Argentina foi declarada uma epizootia da doença durante o mês de Março provocada pelo serotipo A que afectou várias províncias. Em Dezembro passado tinham sido confirmados 2.125 focos.
· No Uruguai foram registados um total de 2.057 focos entre Abril e Agosto, mês a partir do qual não se voltaram a detectar mais focos.
· No Brasil foram assinalados 30 focos no estado do Rio Grande do Sul produzidos pelo serotipo A, entre os meses de Maio e Julho. A partir do mês de Novembro foram introduzidos porcos sentinelas em todas as zonas onde tinham sido detectados focos. Por outro lado, os estados da Baia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal foram reconhecidos como zonas livres sem vacinação.

Ásia

· A República da Correia e a ilha de Mindanau nas Filipinas recuperaram durante o mês de Setembro de 2001 o estatuto de zonas livres da doença em que não se aplica a vacinação.
· A doença foi detectada na República Popular da China, concretamente em Hong-Kong.
· Na Malásia Peninsular, em Maio de 2001, a doença foi detectada num rebanho de bovinos importados que entraram no Estado de Kedah, os animais foram transportados para estações de quarentena e foi aplicada a vacina nas explorações que se encontravam ao redor de estas estações. Em Julho de 2001 foi detectado 1 foco no estado de Selangor e 4 no estado e Kelantam, Estado em que não era detectado nenhum foco desde o ano de 1998.
· Na Mongólia, depois da reaparição da doença em 2000, foram sendo detectados novos focos.
· Em Taipei, China, a doença foi detectada em três porcos, numa inspecção de rotina a um matadouro.
· No Kazaquistão foram assinalados 2 focos durante o primeiro semestre de 2001 devido aos serotipos O e A.
· No Kirguistão foram assinalados 3 focos devidos ao serotipo O em Fevereiro de 2001.

Europa

Durante o passado ano, foi declarada no Reino Unido uma epizootia da doença provocada pelo vírus tipo O, pertencente ao grupo panasiatico que se propagou devido ao transporte de animais, para a Irlanda do Norte, França, Irlanda e Holanda. Estes três últimos países recuperaram o seu anterior estatuto de países livres de Febre Aftosa onde não se aplica a vacinação no mês de Setembro de 2001, tendo o Reino Unido recuperado este estatuto em Janeiro de 2002.

· No Reino Unido a doença foi detectada pela primeira vez durante o mês de Fevereiro de 2001 num matadouro do Condado de Essex. Segundo as investigações realizadas o foco primário foi uma exploração porcina do Condado Tyne-and Wear. O transporte de animais, as deslocações de pessoas e o vento propagaram a doença por todo a país onde foram contabilizados 2030 focos. O último foi detectado em Setembro de 2001.
· Na Irlanda do Norte foram assinalados 4 focos da doença devido à introdução de ovinos procedentes do Reino Unido.
· Na Irlanda, país em que à mais de 60 anos não se detectava a doença, apareceu um 1 caso numa exploração do Ulster, dentro do perímetro de vigilância estabelecido na sequência de casos na Irlanda do Norte.
· Em França foram confirmados 2 focos de Febre Aftosa, nos departamentos de Mayenne e Seine-et-Marne. O foco assinalado em Mayerne foi declarado numa exploração situada a 500 m de outra que tinha importado ovinos do Reino Unidos. · Na Holanda foram assinalados os primeiros focos nas províncias de Gueldres, Overijssel e Frísia. O foco de Gueldres foi provocado pela introdução de bezerros que tinham transitado por França e que tinham estado parados numa zona de descanso que tinha sido utilizada por ovinos Ingleses.
· No Azerbeijão, país onde a doença não era detectada desde 1996, foram assinalados 4 focos provocados pelo serotipo Ásia 1.
· Na Turquia, país onde não se detectava a doença desde 1996, foi detectado 1 foco devido ao serotipo O na região da Trácia.
· Grécia e Albânia recuperaram o seu estatuto de países livres da doença onde não se aplica a vacinação.


Médio Oriente


Nos países do Médio Oriente a doença continua a ser endémica.

· No Kuwait a maioria de focos declarados durante o ano passado foram provocados pelo serotipo O e alguns pelo serotipo SAT2.
· Na Arábia Saudita foram detectados 48 casos provocados pelo serotipo O.
· No Qatar não eram detectados casos desde Abril de 2000, foi detectado um caso provocado pelo tipo O na região Ocidental em Abril de 2001.

ftp://ftp.oie.int/SAM/2001/WAH_E.pdf

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista