X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos do uso de extracto de anis sobre a produção de leite das porcas e seus descendentes

Há várias ervas e especiarias que têm efeitos benéficos sobre a secreção do leite.

10 Março 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Há várias ervas e especiarias que têm efeitos benéficos sobre a secreção do leite. O extrato de anis estrelado (SA), que contém óleos essenciais e ácidos gordos, proteínas, colina e açúcar é frequentemente utilizado como um estimulante da digestão e promotor da produção de leite.

O objectivo deste estudo foi saber se os agentes estrogénicos do SA poderiam melhorar o rendimento das porcas em lactação e afectar o nível das hormonas endócrinas envolvidas após a sua ingestão. Aos 85 dias de gestação foi realizado um estudo factorial 2 × 2 para determinar os efeitos dos suplementos em pó de SA em gestação em combinação com as dietas de lactação no desempenho da lactação de 32 porcas multíparas (Landrace × Large White; média terceiro parto). As porcas foram colocadas aleatoriamente em uma de duas dietas, basal ou suplementada com 0,5% SA. Depois do parto, as porcas foram também colocadas em uma das duas dietas de lactação, basal ou suplementada com 0,5% de SA. Semanalmente foi verificado o peso vivo (PV) das porcas e dos leitões. Também foram registadas as hormonas no sangue e leite das porcas e dos leitões, assim como o número de dias desde o desmame ao cio, a produção de leite e o consumo de alimento.

Os efeitos da suplementação com SA durante a gestação não foram significativos (P> 0,05). Também não foi observado efeito significativo na interacção da dieta de gestação x dieta de lactação (P> 0,05). A suplementação  com SA durante a lactação melhorou o peso ao desmame (P <0,001) e o ganho médio diário (GMD) entre os dias 7 e 14 (P = 0,025), os dias 14 e 21 (p = 0,001)  e o periodo experimental total (P <0,001) em comparação com os grupos de controlo. A suplementação de SA também melhorou a produção de leite e a ingesta média diária (CMD) das porcas. A dieta SA aumentou as concentrações do factor de crescimento insulínico tipo 1 (IGF-1; p <0,05) no leite e a prolactina (PRL; P <0,05) no soro das porcas.

Em resumo, a suplementação da dieta com SA às porcas em lactação parece aumentar a concentração de IGF-1 no leite, PRL no soro das porcas no dia 14 e CMD das porcas, o que resulta numa maior produção de leite das porcas e um GMD superior nos leitões em lactação.

Wang, G.Y., Yang, C.W., Yang, Z., Yang, W., Jiang, S., Zhang, G., Guo, Y. and Wei, M. 2015. Effects of dietary star anise (Illicium verum Hook f) supplementation during gestation and lactation on the performance of lactating multiparous sows and nursing Piglets. Animal Science Journal, 86, 401–407. doi: 10.1111/asj.12300

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista