X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Transmissão alimentar de Klebsiella pneumoniae

Os resultados deste estudo sugerem que a carne vendida nas lojas é um potencial veículo de transmissão de isolados de K. pneumoniae virulentos e resistentes aos antibióticos de animais produtores de alimentos para seres humanos.

16 Agosto 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A Klebsiella pneumoniae é um colonizador comum do tracto gastrointestinal de seres humanos, animais de companhia e animais de abate. Para poder entender melhor a potencial contribuição da transmissão alimentar de K. pneumoniae nas infecções clínicas em humanos, foram comparados isolados de K. pneumoniae procedentes de produtos de carne vendidos a retalho em lojas e amostras clínicas humanas e foi avaliada a sua semelhança com base na resistência aos antibióticos, a relação genética e a virulência.

A Klebsiella pneumoniae foi isolada de carnes vendidas em lojas de alimentos de Flagstaff em 2012 e de amostras de urina e sangue do Flagstaff Medical Center entre 2011-2012. Foi analisada a sensibilidade antimicrobiana, foi sequenciado todo o genoma e determinou-se a virulência extra-intestinal de vários isolados.

Os isolados procedentes de amostras de carne mostraram probabilidades significativamente maiores de ser resistentes a múltiplos fármacos e resistentes à tetraciclina e gentamicina em comparação com os isolados clínicos. As análises filogenéticas confirmaram a presença de relações estreitas entre os isolados procedentes de carne e os isolados clínicos. Ambos os tipos de isolados mostraram uma virulência similar sob o modelo de sépsia na rato.

Os isolados de K. pneumoniae procedentes de amostras de carne foram mais propensos que os isolados clínicos a mostrar resistência antibiótica, o que poderá refletir as pressões selectivas do uso de antibióticos em animais de abate. A estreita relação genética dos isolados de carne e clínicos, junto com as semelhanças na virulência, sugerem que as barreiras na transmissão entre estas duas fontes são baixas. Tomados em conjunto, os resultados deste estudo sugerem que a carne vendida nas lojas é um potencial veículo de transmissão de isolados de K. pneumoniae virulentos e resistentes aos antibióticos de animais produtores de alimentos para seres humanos.

Gregg S. Davis, et al. Intermingled Klebsiella pneumoniae Populations Between Retail Meats and Human Urinary Tract Infections. Clin Infect Dis. (2015) doi: 10.1093/cid/civ428. First published online: July 22, 2015

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista