X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Uso de tecnologia NIRS como ferramenta rápida para avaliar digestibilidade

Esta experiência teve como objectivo investigar a possibilidade de prever a digestibilidade fecal dos nutrientes através da tecnologia NIRS.

4 Fevereiro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O alto custo das matérias-primas contribuiu para adaptar a alimentação com a maior precisão possível às necessidades dos animais. É essencial conhecer com exactidão o valor nutricional dos recursos e adaptar as matrizes de formulação com o preço real destes recursos. As medições de digestibilidade são parâmetros chave na avaliação dos alimentos, no entanto, as medições em animais requerem ensaios experimentais com alguma envergadura, experiências in vivo e análises laboratoriais muito caras, que são pouco exequíveis quando são requeridos grandes números de determinações.

Esta experiência teve como objectivo investigar a possibilidade de prever a digestibilidade fecal dos nutrientes através da tecnologia NIRS. Para avaliar a digestibilidade foram utilizadas um total de 200 amostras de fezes, obtidas de 20 porcos machos castrados. Estas amostras estiveram disponíveis a partir de uma experiência de digestibilidade para a avaliação dos efeitos da idade e linha genética de porcos Large White alimentados com a mesma dieta, rica em fibra (NDF = 21,4% DM) a fim de maximizar as possíveis diferenças de digestibilidade entre as diferentes origens dos porcos e as suas variações com o aumento do peso vivo. Foi calculada a digestibilidade da matéria seca (dMS), matéria orgânica (dMO), conteúdo de azoto (dN), a energia (DE) e o conteúdo em energia digestível aparente (EDA), assim como o conteúdo de N total das fezes (N). As amostras de fezes foram apresentadas análise de reflectância NIRS depois da sua liofilização e trituração.

Foi observado um efeito significativo da idade dos animais (P <0,001 para todos os parâmetros) e da origem dos machos (P <0,01 para todos os parâmetros, excepto P = 0,025 para dN). Os erros de calibração e de validação foram, respectivamente, 0,08% e 0,13% MS para N total nas fezes, 0,97% e 1,08% para dMS, 0,79% e 1,04% para a dMO, 1,04% e 1,47% para dN, 0,87% e 1,12% para DE e 167 e 213 kJ / kg de MS para EDA.

Estes resultados indicam que a tecnologia NIRS é capaz de detectar diferenças de digestibilidade devido a factores de origem animal, com uma precisão aceitável. O NIRS  posiciona-se como uma ferramenta prometedora para as avaliações a grande escala de coeficientes de digestibilidade para as matérias-primas. Também pode ser utilizado para o estudo da digestibilidade de diferentes alimentos, depois da calibração adequada baseada numa ampla gama de tipos de rações.

Bastianelli, D., Bonnal, L., Jaguelin-Peyraud, Y. and Noblet, J. 2015. Predicting feed digestibility from NIRS analysis of pig faeces. Animal, 9 (5): 781-786. DOI: 10.1017/S1751731114003097

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista