X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da suplementação com inulina sobre a duração do parto e rendimento dos leitões

O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da suplementação alimentar com inulina no final da gestação sobre a fisiologia das porcas, a duração do parto e o rendimento dos leitões.

4 Fevereiro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Nos últimos anos, a fibra dietética ganhou considerável interesse em investigações devido ao seu papel na manutenção da saúde intestinal e na regulação do metabolismo dos nutrientes. Dentro desse grupo, a inulina é uma fibra alimentar solúvel directamente relacionada com a regulação da saúde intestinal.

O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da suplementação alimentar com inulina no final da gestação sobre a fisiologia das porcas, a duração do parto e o rendimento dos leitões.

Foi colocada a hipótese de que o tratamento com inulina pré-parto melhoraria a sensibilidade à insulina e o estado antioxidante em porcas durante o parto e, portanto, a duração do parto seria reduzida. Para fazer isso, um total de 88 porcas do segundo parto foram distribuídas aleatoriamente, 6 semanas após a cobrição, em quatro dietas: dieta basal; ou dieta basal com 0,8%; 1,6%; ou 2,4% de inulina. Foi determinada a espessura da gordura dorsal a 65 mm de cada lado da linha média dorsal na última costela através de ecografia aos d80 e d112 de gestação e d18 de lactação. Após o parto, foi registado o número total de leitões nascidos, nascidos vivos, nascidos mortos e mumificados. A hora de nascimento de cada leitão foi registada, sendo pesado antes da amamentação e esses dados foram usados ​​para calcular a duração do parto e o peso da ninhada, respectivamente.

As porcas alimentadas com 1,6% de inulina obtiveram maior peso da ninhada ao nascer, menor duração do parto, menor intervalo entre os nascimentos, menos leitões nascidos mortos e menos leitões nascidos mortos por porca. Quando as porcas foram alimentadas com 0,8% e 1,6% de inulina, foram observados aumentos no peso da ninhada ao desmame, no consumo médio diário das porcas e no ganho médio diário dos leitões durante a lactação em comparação com o grupo de controlo. Além disso, a suplementação de inulina teve um efeito positivo sobre os níveis de hormonas e metabolitos circulantes nas amostras de sangue.

Em conclusão, os resultados do estudo indicam que a suplementação com inulina no final da gestação melhora o rendimento reprodutivo das porcas, por isso pode ser considerada como um novo ingrediente alimentar para melhorar a eficiência da indústria suína.

Li H, Liu Z, Lyu H, Gu X, Song Z, He X, Fan Z. Effects of dietary inulin during late gestation on sow physiology, farrowing duration and piglet performance.  Animal Reproduction Science. 2020;  219: 106531. https://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2020.106531

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista