X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação dietética com inulina e raiz de chicória em porcos de engorda

A suplementação com raiz de chicória pode melhorar a homeostase redox em porcos de engorda.

21 Abril 2022
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A administração de pré-bioticos em dietas de suínos pode regular a microbiota intestinal e tem um impacto a longo prazo na saúde do animal. Os frutanos tipo inulina podem estimular a absorção de minerais no intestino e afectar o mecanismo renal de regulação do equilíbrio eletrolítico. Além disso pode regular o metabolismo energético, activar os mecanismos enzimáticos que previnem o stress oxidativo e modular a síntese de colesterol e triglicéridos no fígado. Portanto, o objectivo do presente estudo foi o de estimar os efeitos da suplementação com inulina e raiz desidratada de chicória sobre 1) a histologia do fígado; 2) os indicadores do metabolismo lipídico no fígado e rim, a actividade de enzimas selecionadas, a concentração de macro e micronutrientes e metais pesados; 3) os biomarcadores de stress oxidativo no fígado, rim e plasma de porcos de engorda e 4) os indicadores de homeostasia hidroelectrolítica no plasma de porcos de engorda. Estudo nutricional foi levado a cabo em 24 leitões distribuídos por 3 grupos dietéticos (n=8): grupo controle (C) alimentado com uma dieta basal e dois grupos alimentados com a dieta basal suplementada com 2% de inulina (IN) ou 4% de raiz de chicória desidratada (RA). Os animais foram alimentados com uma dieta especifica para cada grupo durante 40 dias e foram eutanasiados. Posteriormente, foram recolhidas amostras de fígado e rim para análise.

Nos grupos controle e experimentais não foram observadas anormalidades morfológicas aparentes nos tecidos hepáticos. A percentagem de células hepáticas positivas ao ácido periódico de Schiff foi significativamente menor no grupo RA em comparação com os grupos C e IN. A suplementação com raiz de chicória melhorou o equilíbrio prooxidante-antioxidante (EPA) do plasma sanguíneo, o EPA hepático e as substâncias reactivas ao ácido tiobarbitúrico.A dieta RA aumentou o Cálcio e o Potássio e diminui o conteúdo em Cádmio no fígado em comparação com o grupo controle. As dietas RA e IN aumentaram as concentrações de Selénio (Se) e Sódio, enquanto diminuiu o conteúdo em Zinco tanto no fígado como rim dos suínos. Além disso foi observada uma maior concentração de Chumbo nos rins dos suínos alimentados com a dieta RA.

Em conclusão, ambos os suplementos dietéticos têm o potencialmente de melhorar significativamente o estado de Se e a homeoestasia redox nos porcos de engorda.

Lepczyński A, Herosimczyk A, Barszcz M, Ożgo M, Michałek K, Grabowska M, Tuśniob A, Szczerbińskad D, Skomiał J. Diet supplemented either with dried chicory root or chicory inulin significantly influence kidney and liver mineral content and antioxidative capacity in growing pigs. Animal. 2021;15(2): 100129. https://doi.org/10.1016/j.animal.2020.100129

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista