TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da suplementação com betaína natural durante a lactação e pós-desmame sobre a performance da porca

A suplementação com betaína natural de porcas durante a lactação e pós-desmame mostra efeitos benéficos sobre a performance só durante os meses de verão.

5 Agosto 2021
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A betaína é um dador de grupos metilo e osmorregulador que se acumula naturalmente em organismos que estão adaptados a condições de seca. Pode manter o volume e a integridade das células em condições difíceis, incluindo o stress por calor. A suplementação dietética com betaína em porcas demonstrou efeitos benéficos no rendimento produtivo quando a suplementação ocorre durante a gestação e a lactação, não foi, no entanto, estudado o efeito da suplementação depois do desmame e durante a reprodução. O objectivo do presente estudo foi o de avaliar o impacto da betaína na dieta a lactação e depois do desmame como uma estratégia de redução do calor em porcas expostas a stress térmico. Para isto foram efectuados dois estudos para avaliar os efeitos da betaína natural na dieta sobre o desempenho reproductivo das porcas durante o verão (Exp1) e nos meses não estivais (Exp2). Os tratamentos com um desenho factorial 2x2 incluíam factores como betaína dietética (0 ou 0,2%) e período de suplementação (lactação ou pós-desmame até aos 35 dias pós-inseminação. Foram utilizadas 322 e 327 porcas na Exp1 e 300 e 327 porcas na Exp2, representando porcas jovens (1º e 2º partos) e adultas (3º a 6º partos), respectivamente.

Na Exp1 a suplementação com betaína durante a lactação aumentou a perda de peso corporal das porcas, reduziu o consumo de ração e mostrou uma ligeira tendência de redução do nº de leitões não viáveis. A betaína suplementada no pós-desmame reduziu o intervalo desmame-cio e a taxa de partos, independentemente do número de partos. A betaína suplementada durante a lactação a porcas com +4 partos e no pós-desmame a porcas de 1 parto aumentou o nº de leitões nascidos no parto posterior. Na Exp2, a betaína suplementada durante a lactação tendencialmente reduziu o intervalo desmame-cio e a taxa de partos, independentemente do nº de partos. A suplementação com betaína no pós-desmame reduziu o nº de leitões nascidos e de leitões nascidos vivos, independentemente do nº de partos.

Conclusão, o uso de betaína a 0,2% durante os meses não estivais não melhorou a performance das porcas. No entanto no Verão a suplementação com betaína durante a lactação aumentou o tamanho da ninhada seguinte em porcas com 4 ou mais partos.

A betaína suplementada no pós-desmame reduziu o intervalo desmame-cio e a taxa de partos, aumentou o nº de leitões nascidos em porcas de 1 º parto e reduziu o total de nascidos em porcas de mais de 4 partos.

Mendoza SM, Boyd RD, Remus J, Wilcock P, Martinez GE, van Heugten E. Sow performance in response to natural betaine fed during lactation and post-weaning during summer and non-summer months. Journal of Animal Science and Biotechnology. 2020; 11(1): 1-13. https://doi.org/10.1186/s40104-020-00471-0

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados