TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Efeitos da suplementação com ácido gálico sobre a performance do crescimento em leitões desmamados

A suplementação da dieta com ácido gálico pode ter um efeito positivo na saúde e na performance, especialmente nos leitões de baixo peso ao desmame.

11 Agosto 2022
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

O ácido gálico é um polifenol vegetal endógeno que tem sido amplamente estudado como suplemento em dietas de produção animal pelos seus efeitos antioxidantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios e promotores de saúde. Estudos anteriores descobriram que a suplementação com ácido gálico a 400mg/kg em leitões desmamados com um peso médio de 8,40 ± 0,09 kg diminuiu a incidência de diarreia e melhorou a morfologia intestinal. No entanto, neste estudo foi levantada a hipótese de que a suplementação com ácido gálico poderia também melhorar a performance do crescimento, especialmente em leitões com pesos ao desmame mais baixos. Portanto, o objectivo do estudo era avaliar os efeitos do ácido gálico na dieta sobre a performance do crescimento, incidência de diarreia e estado antioxidante do plasma em leitões desmamados de baixo e alto peso. Um total de 120 leitões desmamados foram aleatoriamente distribuídos por quatro tratamentos numa experiência de 42 dias com um desenho factorial de 2 × 2 comparando diferentes pesos de desmame (peso alto ou baixo, 8,49 ± 0,18 kg vs 5,45 ± 0,13 kg) e tratamento dietético (nenhum ou 400 mg/kg de suplemento de ácido gálico). Um leitão por parque foi seleccionado aleatoriamente para recolher amostras de sangue nos dias 14 e 42 para análise da concentração de malondialdeído e da actividade da superóxido dismutase e glutatião peroxidase.

Os resultados mostraram que leitões de alto peso tinham melhor rendimento de crescimento e capacidade antioxidante do plasma. Os leitões suplementados com ácido gálico tiveram um peso superior aos 42 dias e um ganho médio diário de 0 a 42 dias em comparação com os leitões do grupo de controlo, o que é principalmente atribuído à melhoria específica no peso e ao ganho médio diário de leitões de baixo peso devido à suplementação com ácido gálico. A incidência de diarreia diminuiu em leitões suplementados com ácido gálico, particularmente em leitões de baixo peso. Além disso, o ácido gálico na dieta reduziu o conteúdo de malondialdeído no plasma de leitões de baixo peso.

Em conclusão, o estudo sugere que o ácido gálico adicionado à dieta pode melhorar especialmente o crescimento e a saúde de leitões desmamados de baixo peso.

Zhao X, Wang J, Gao G, Bontempo V, Chen C, Schroyen M, Li X, Jiang X. The influence of dietary gallic acid on growth performance and plasma antioxidant status of high and low weaning weight piglets. Animals. 2021; 11(11): 3323. https://doi.org/10.3390/ani11113323

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados