TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Substituição de milho por arroz integral em dietas para leitões desmamados

O objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito da substituição do milho por arroz integral no rendimento do crescimento, digestibilidade dos nutrientes e perfil sanguíneo em leitões desmamados.

26 Setembro 2019
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O milho é um dos ingredientes mais utilizados na dieta de suínos, principalmente devido à sua disponibilidade e boa qualidade. No entanto, existem fontes alternativas de hidratos de carbono e energia, como arroz integral, uma fonte de energia não convencional que possui um teor relativamente alto de hidratos de carbono e proteínas, comparável ao milho. Há, no entanto, pouca investigação sobre o uso de arroz integral nas dietas de desmame de leitões.

Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito da substituição do milho por arroz integral no rendimento do crescimento, digestibilidade dos nutrientes e perfil sanguíneo em leitões desmamados.

Para esse fim, 144 leitões desmamados (7,1 ± 0,6 kg CP) e foram aleatoriamente designados a 4 tratamentos dietéticos: (i) dieta basal com farinha de milho e soja (CON) e 3 dietas adicionais formuladas substituindo o milho por (ii) 50 (BR50), (iii) 75 (BR75) e (iv) 100% de arroz integral (BR100). Os leitões foram alimentados com os seus respectivos tratamentos dietéticos por 6 semanas. Durante a última semana, foi adicionado às respectivas dietas 0,3% de óxido de crómio como marcador não digerível. Foi recolhido sangue de um leitão seleccionado aleatoriamente em cada parque nos dias 1, 3, 7 e 14 após o desmame. Foram medidos o rendimento do crescimento, a frequência de diarreias, bem como a digestibilidade dos nutrientes e o perfil sanguíneo.

Como resultado, em geral não foram observadas diferenças no rendimento do crescimento durante o período experimental. O GMD foi de 448, 479, 456 e 479 g / dia e o IMD foi de 697, 710, 718 e 704 g / dia para CON, BR50, BR75 e BR100, respectivamente. Além disso, a frequência de diarreias, o número de glóbulos brancos e o hematócrito foram semelhantes entre os tratamentos alimentares durante as primeiras 2 semanas após o desmame.
Entretanto, os tratamentos com arroz integral (BR50, BR75 e BR100) aumentaram a digestibilidade aparente do trato total (DATT) da matéria seca (90,26, 90,51 e 89,88 vs. 86,33%) e energia (90,40, 90,02 e 89,52 vs. 84,60%) em comparação ao CON, mas não afectou o DATT da proteína bruta.

Concluindo, a substituição do milho pelo arroz integral nas dietas de desmame não teve efeitos negativos no rendimento do crescimento, na digestibilidade dos nutrientes ou no perfil sanguíneo dos leitões desmamados, sugerindo que o arroz integral poderá ser um bom substituto do milho na alimentação destes.

Kim, S., Jang, K., Kang, J., Mun, D., Kim, B., Kim, J., Park, S., Lee, J. J., Choe, J., Kim, Y., Song, M., & Park, J. (2017). Effects of substitution of corn with brown rice on growth performance, nutrient digestibility, and blood profiles of weaned pigs. Journal of Animal Science, 95(supplement4), 50-51. https://doi.org/10.2527/asasann.2017.102

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados