TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Substituição de antibióticos através do uso de preparados multi-enzimáticos em leitões

O presente estudo foi realizado para investigar os efeitos da substituição de antibióticos por preparações multi-enzimáticas sobre o crescimento, a digestibilidade total aparente, a actividade enzimática digestiva e a capacidade antioxidante nos leitões.

16 Novembro 2017
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Ao desmame os leitões costumam ter baixo consumo de alimento, perdas de peso corporal e inclusive diarreia pós-desmame, problemas que tipicamente melhoram com o uso de antibióticos. No entanto, a crescente preocupação pelas resistências antimicrobianas promove uma tendência mundial a controlar e diminuir o uso de antibióticos como promotores de crescimento. A utilização de misturas de enzimas exógenas pode complementar a insuficiência endógena e melhorar significativamente a digestibilidade.

O presente estudo foi realizado para investigar os efeitos da substituição de antibióticos por preparações multi-enzimáticas sobre o crescimento, a digestibilidade total aparente, a actividade enzimática digestiva e a capacidade antioxidante nos leitões. Um total de 160 leitões (21,35 ± 0,22 kg) foram aleatoriamente distribuídos por cinco tratamentos dietéticos: 1) dieta basal com antibióticos (AC), 2) dieta com antibióticos + preparação multi-enzimática de 0,5 g kg-1 (AC + 0,5 EP), 3) dieta antibiótica + 1,5 g kg-1 de preparação multi-enzimática (AC + 1,5EP), 4) dieta basal suplementada com meia dose de antibióticos e 1,5 g kg-1 de preparação multi-enzimática (AH + 1,5 EP) e 5) dieta basal + 1,5 g kg-1 de preparação multi-enzimática (BC + 1,5EP). As preparações multi-enzimáticas continham 2000 U de protease ácida, 150 U de α-amilase fúngica, 3500 U de xilanase, 350 U de β-mananase, 120 U de glucose oxidase, 120 U de celulose ácida e 100 U de galactosidase por grama.

Os resultados mostraram que AC + 1,5EP melhorou significativamente o índice de conversão, a digestibilidade aparente do extracto etéreo (EE) e a cinza bruta (CA), a actividade da lipase no conteúdo do pâncreas e duodeno, a maltase e a lactase no jejuno e a mucosa do ílion e o glutatião peroxidase (GSH-Px) no soro e fígado e diminuiu a concentração de malondialdeído (MDA) no soro e no fígado em comparação com os leitões que receberam AC. Os leitões que receberam BC + 1,5EP não mostraram diferenças significativas no crescimento, mas sim uma menor concentração de MDA que os leitões que receberam AC. A digestibilidade aparente da EE e a fibra bruta (CF), a actividade da lipase duodenal, a maltase da mucosa do jejum e a actividade da lactose na mucosa do ílion de leitões que receberam AH + 1,5EP ou BC + 1,5EP melhoraram significativamente em comparação com os que receberam AC.

A suplementação, tanto de complexos multi-enzimáticos como de antibióticos teve um efeito aditivo sobre o crescimento dos leitões. Portanto, estes resultados indicam um efeito sinérgico entre os antibióticos e as preparações multi-enzimáticas indicando que estas últimas podem ser usadas como substitutos dos antibióticos para melhorar o rendimento da produção de leitões e o seu estado de saúde.

Han, X. Y., Yan, F. Y., Nie, X. Z., Wei, X. I. A., Sha, C. H. E. N., Zhang, X. X., and Qian, L. C. (2017). Effect of replacing antibiotics using multi-enzyme preparations on production performance and antioxidant activity in piglets. Journal of Integrative Agriculture, 16(3), 640-647. https://doi.org/10.1016/S2095-3119(16)61425-9

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados