TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Sequenciados os genes responsáveis pela produção de cápsula em Haemophilus parasuis

Esta descoberta é um primeiro passo para entender as bases da especificidade antigénica das estirpes e abre novas possibilidades para desenvolver sistemas de serotipado molecular, que poderiam ajudar no diagnóstico e controlo da doença

23 Janeiro 2014
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Um estudo de colaboração entre investigadores do CReSA (Barcelona), do Departamento de Medicina Veterinária da University of Cambridge (Reino Unido) e de outros grupos de investigação Europeus identificou as sequências de ADN de Haemophilus parasuis responséveis pela produção da cápsula bacteriana.

Os polissacáridos que compõem a cápsula são factores potenciais de virulência desta bactéria. As estirpes de H. parasuis classificam-se em 15 serovariedades que se distinguem por várias características, entre as que se inclui a virulência. Neste estudo foram identificadas e caracterizadas as sequências das 15 estirpes de referência e detectaram-se sequências específicas de cada serovariedade nos genes que codificam a cápsula.

Os investigadores sustêm que estes loci contêm genes das estruturas da cápsula de polissacáridos, e não um antígene O do lipopolissacárido, apoiado pelo facto de que contêm genes como os genes wza, wzb, e wzc, associados à exportação das cápsulas de polissacáridos no actual sistema de classificação da cápsula. Uma região conservada no extremo 3' do locus, que contém os genes wza, ptp, wzs e iscR é consistente com a região de exportação característica 1 do modelo de locus para cápsulas do grupo 1. Uma região potencial serovar-específica (região 2) foi encontrada mediante a comparação das sequências de codificação previstas (CDS) nos 15 loci para sintenia e homología. A região é única para cada estirpe de referência com a excepção daqueles nos serovares 5 e 12, que são idênticos em termos de conteúdo de genes.

Esta descoberta é um primeiro passo para entender as bases da especificidade antigénica das estirpes e abre novas possibilidades para desenvolver sistemas de serotipado molecular, que poderiam ajudar no diagnóstico e controlo da doença.

Howell KJ, Weinert LA, Luan SL, Peters SE, Chaudhuri RR, Harris D, Angen O, Aragon V, Parkhill J, Langford PR, Rycroft AN, Wren BW, Tucker AW, Maskell DJ; BRaDP1T Consortium. Gene content and diversity of the loci encoding biosynthesis of capsular polysaccharides of the 15 serovar reference strains of Haemophilus parasuis. J Bacteriol. 2013 Sep;195(18):4264-73.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login