X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

SARM CC398 em humanos e porcos na Noruega: perspectiva "One Health" sobre a introdução e transmissão

Este estudo identificou rotas previsíveis de introdução e transmissão do SARM CC398: a compreensão das vias de introdução e transmissão é crucial para controlar esta ameaça para a saúde humana.

2 Novembro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Staphylococcus aureus resistente à meticilina associado à pecuária (SARM) persiste nas populações de gado, representando um reservatório para a transmissão aos seres humanos. A compreensão das vias de introdução e transmissão é crucial para controlar esta ameaça para a saúde humana.

Investigadores noruegueses incluiram todos os casos de SARM (CC398) associados ao gado em seres humanos e porcos na Noruega entre 2008 e 2014. Os dados foram recolhidos durante uma extensa investigação do surto, incluindo o estudo de contactos e a vigilância estrita. Foi realizada a sequenciação de todo o genoma dos isolados de todos os casos humanos e explorações de porcos para apoiar e ampliar as descobertas epidemiológicas. A estratégia nacional inclui, além disso, uma política de "busca e destruição" a nível das explorações de porcos.

Foram identificados 3 clústers de surtos, incluindo 26 explorações de porcos, 2 matadouros e 36 seres humanos. A introdução primária terá, provavelmente, ocorrido por transmissão humana a 3 explorações de porcas com transmissão secundária a outras explorações de porcos, principalmente através do comércio de animais e, em menor medida, através de seres humanos ou camiões de transporte. Todos os isolados do SARM CC398 de seres humanos sem uma relação epidemiológica com os surtos que eram geneticamente diferentes dos isolados dentro dos grupos de surtos que indicam uma escassa difusão à população em geral.

Este estudo identificou rotas previsíveis de introdução e transmissão do SARM CC398: exposição humana ocupacional, comércio de porcos e veículos de transporte de gado. Estas descobertas são essenciais para manter as populações de porcos livres de SARM e, de uma perspectiva de "One Health", prevenir que as explorações de porcos se convertam em reservatórios para a transmissão do SARM aos seres humanos.

Carl Andreas Grøntvedt; Petter Elstrøm; Marc Stegger; Robert Leo Skov; Paal Skytt Andersen; Kjersti Wik Larssen; Anne Margrete Urdahl; Øystein Angen; Jesper Larsen; Solfrid Åmdal; Siri Margrete Løtvedt; Marianne Sunde; Jørgen Vildershøj Bjørnholt. MRSA CC398 in humans and pigs in Norway: A «One Health» perspective on introduction and transmission. Clinical Infectious Diseases 2016; doi: 10.1093/cid/ciw552

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista