TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Relação entre caudofagia e metabolismo de monoaminas centrais em porcos

Este é o primeiro estudo que indica uma relação entre a neurotransmissão cerebral e o comportamento de caudofagia em porcos.

24 Março 2015
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O objectivo deste estudo foi investigar uma possível relação entre caudofagia, com base no comportamento observado durante o decurso de um foco e certos neurotransmissores em diferentes regiões do cérebro destes porcos. Utilizaram-se um total de 33 porcos de uma exploração com um problema de caudofagia de longa duração. Seleccionaram-se três grupos fenotípicos de igual comportamento, equilibrados para género e idade obtendo assim informação de 11 trios de porcos. Dois porcos de cada trio eram procedentes do mesmo parque: um porco mordedor (M) e um vítima de caudofagia (V). Seleccionou-se um porco controlo (C) da mesma exploração de um parque sem problema signifitivo de caudofagia.

Descobriu-se um efeito del fenotipo de comportamento de caudofagia sobre o metabolismo da serotonina e da dopamina, com uma tendência para um maior nível de 5-HIAA no cortéx pré-frontal (CPF) de porcos M em comparação com os dos outros grupos, enquanto que os porcos V apresentaram alterações tanto no metabolismo da serotonina como da dopamina no corpo estriado (CE) e no cortéx límbico (CL). Trp:BCAA e Trp:LNAA correlacionaram-se positivamente com a serotonina e 5-HIAA na CPF, mas apenas nos porcos M. Além disso, tanto no CE como no CL, vários dos neurotransmissores e seus metabolitos correlacionaram-se positivamente com a frequência de mordeduras recebidas pelo porco.

Este é o primeiro estudo que indica uma relação entre a neurotransmissão cerebral e o comportamento de caudofagia em porcos, com porcos M que apresentam um aumento no metabolismo da serotonina do seu CPF e porcos V que apresentam várias alterações no metabolismo da dopamina e serotonina central no seu CE e CL, possivelmente devido ao stress agudo provocado por terem sido mordidos.

Valros A, Palander P, Heinonen M, Munsterhjelm C, Brunberg E, Keeling L, Piepponen P; Evidence for a link between tail biting and central monoamine metabolism in pigs (Sus scrofa domestica); Physiol Behav. 2015 Feb 26. pii: S0031-9384(15)00123-7. doi: 10.1016/j.physbeh.2015.02.049. [Epub ahead of print]

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados