X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Redução da proteína da dieta e suplementação de AA sobre a composição de AG a nível tisular

A composição de ácidos gordos na fracção magra e a gordura subcutânea pode ser afectada pelo nível de proteína da dieta e a suplementação de AA.

24 Dezembro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

Um total de 210 machos castrados e fêmeas foram utilizados para testar os efeitos da suplementação de AA cristalinos em dietas com PB reduzida sobre a composição de ácidos gordos da gordura subcutânea da papada e LM de porcos em crescimento e acabamento. Os animais foram agrupados por peso vivo e pelos currais (6 porcos/curral) dentro de cada grupo e sexo foi distribuída aleatoriamente uma das dietas de milho - farinha de soja (C) carentes de LYS cristalina e formuladas a 95% dos requisitos para a DIS de AA ou a uma das 4 dietas com PB reduzida. Durante a última fase de alimentação de 3 semanas foram incluidos 10 mg/ kg de cloridrato ractopamina em todas as dietas. A papada e uma sub-amostra de lombos inteiros foram sujeitas a amostras (2 lombos/ curral) durante a desmancha e a LM e a gordura subcutânea de cada papada foram liofilizadas para a determinação da composição de ácidos gordos.

O LM dos machos tinha maior (p <0,001) proporção de ácidos gordos saturados (SFA) que o LM das porcas jovens, enquanto que o conteúdo em ácidos gordos monoinssaturados no LM aumentou nos machos castrados, mas diminuiu no LM de porcas jovens com a diminuição de PB da dieta (P = 0,037). Pelo contrário, a composição do LM em PUFA aumentou nas porcas jovens e diminuiu nos machos castrados com a diminuição de PB da dieta (P = 0,056). A gordura da papada dos machos castrados apresentou maior conteúdo em SFA (P = 0,008) e menor em PUFA (P <0,001) que as porcas jovens, enquanto que as proporções de SFA (concretamente palmítico e esteárico) e PUFA (concretamente ácido linoleico) na gordura subcutânea da papada diminuiu (P = 0,019) com a diminuição de PB da dieta. Também, todos as percentagens em peso de ácidos gordos monoinssaturados, especialmente ácido oleico, aumentaram (P <0,001) com a redução da PB da dieta.

Os resultados indicam que a composição de ácidos gordos da carne magra de porco e da gordura se vê alterada pela redução de PB da dieta e o padrão de aumento da composição em ácidos gordos monoinssaturados da gordura subcutânea pode implicar a síntese melhorada de novo nos porcos alimentados com dietas com baixa proteína suplementadas com AA cristalinos.

Young, A.N., Apple, J.K., Yancey, J.W., Johnson, T.M., Tsai, T.C. and Maxwell, C. V. 2014. Effects of amino acid supplementation of reduced crude protein (RCP) diets on fatty acid compositions of subcutaneous fat and muscle. J. Anim. Sci Vol. 92, E-Suppl. 2. Page 619, abstract 1247.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista