TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Ração granulada contaminada com DESV

Este artigo demonstra que a ração granulada pode ser um veículo para a infecção por DESV de leitões não expostos.

3 Setembro 2014
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Desde a sua detecção inicial em Maio de 2013, o vírus da Diarreia Epidémica Suína (DESV) disseminou-se rapidamente pela produção suinícola dos EUA. Inicialmente foi indicada a ração como um factor de risco; contudo, não havia dados que confirmassem esta teoria. Neste artigo apresentamos uma prova da existência deste risco ao descrever uma nova metodologia para a recuperação de ração granulada contaminada com DESV de explorações comerciais e ao levar a cabo um ensaio para demonstrar a sua infectividade.

Como alguns dos silos suspeitos estavam totalmente vazios, utilizarom-se rolos de pintor para recolher material nas 3 explorações clinicamente afectadas e tentar detectar RNA de DESV na ração. Este material analisou-se mediante PCR e determinou-se a sua positividade para DESV-RNA (ciclo limiar ou Ct com um intervalo de 19,50-22,20). Para analisar a sua infectividad, este material foi homogeneizado (Ct = 20,65) e foi dado ao grupo tratamento (leitões de 3 semanas não expostos a DESV) para que o consumissem na sua alimentação natural. Como controlo positivo, forneceu-se ração contaminada deliberadamente com DESV (Ct = 18,23) enquanto que o grupo controlo negativo recebeu ração livre de DESV. Observaram-se sinais clínicos de infecção por DESV (vómitos e diarreia) e disseminação viral tanto no grupo tratamento como no controlo positivo, detectando-se lesões microscópicas e vírus nas amostras intestinais. Não se observaram evidências de infecção no controlo negativo.

Uma limitação reconhecida do estudo é que não estava desenhado para estimar a frequência das infecções por DESV relacionadas com a ração já que os resultados se baseiam num número muito pequeno de animais (11 leitões no total) e não podem ser extrapolados para condições comerciais.

S. Dee, T. Clement, A. Schelkopf, J. Nerem, D. Knudsen, J. Christopher-Hennings and E. Nelson. An evaluation of contaminated complete feed as a vehicle for porcine epidemic diarrhea virus infection of naïve pigs following consumption via natural feeding behavior: proof of concept. BMC Veterinary Research 2014, 10:176

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista