Leia este artigo em:

Prever o risco das mordeduras de caudas usando análise de árvore de classificação e regressão

A mordedura de caudas nos porcos tem sido um problema identificado de comportamento, bem-estar e económico durante décadas e requer intervenções apropriadas mas por vezes difíceis nas explorações.

4ª feira 10 Janeiro 2018 (há 9 meses 13 dias)
gosto

O presente estudo introduz o uso da Árvore de Classificação e Regressão (CRT) para desenvolver uma ferramenta para prever as lesões agudas de cauda em porcos. O estudo incluiu uma amostra de 60 explorações comerciais de engorda, uma visita à exploração e uma entrevista com o produtor pecuário para recolher dados sobre o maneio em geral, o estatuto sanitário da exploração, a prevenção de doenças, o controlo ambiental, o tipo de alimentação e as características da produção.

Os resultados sugerem um valor de análise CRT no controlo dos factores de risco relacionados com a mordedura de caudas a nível específico de exploração, mostrando 86,7% de sensibilidade para a Árvore de Classificação e uma correlação de 0,7 entre a prevalência observada e prevista de mordeduras de cauda obtida com a Árvore de Regressão. A análise de CRT mostrou cinco variáveis principais: densidade de população, níveis de amoníaco, número de porcos por cuidador, tipo de solo e pontualidade no fornecimento de alimento, como previsores críticos de lesões agudas devidas a mordedura de cauda, mostrando uma importância diferente nos diferentes sub-grupos das explorações.

O modelo poderá ter aplicações confiáveis e práticas para o apoio e a implementação de intervenções de prevenção de mordeduras de cauda, especialmente no caso de sub-grupos de porcos com maior risco, ajudando os produtores pecuários e médicos veterinários a avaliar o risco na sua própria exploração e a administrar as variáveis que predispõem a este tipo de comportamento com o objectivo de reduzir as lesões agudas devidas às mordeduras de cauda.

Scollo A, Gottardo F, Contiero B, Edwards SA. A cross-sectional study for predicting tail biting risk in pig farms using classification and regression tree analysis; Prev Vet Med. 2017 Oct 1;146:114-120. doi: 10.1016/j.prevetmed.2017.08.001. Epub 2017 Aug 2. PMID: 28992915

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags