TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Determinação da prevalência de M. hyorinis, M. hyosynoviae e M. hyopneumoniae mediante vários métodos e amostragens

Os fluidos orais foram as amostras mais sensíveis para a detecção de animais positivos para M. hyorhinis e M. hyosynoviae, enquanto que Tween 20 ELISA se deve utilizar para M. hyopneumoniae.

3 Outubro 2013
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As três espécies de Mycoplasma são habitantes do tracto respiratório suíno: o M. hyopneumoniae contribui para o complexo respiratório suíno (CRP) quando outros agentes bacterianos e virais estão presentes, o M. hyosynoviae invade as articulações contribuindo para as coxeira e artrites e o M. hyorhinis pode causar poliserosite e está associada à artrite crónica. O objectivo deste estudo foi avaliar, mediante uma amostragem de corte transversal, a prevalência destas três espécies de Mycoplasma utilizando diferentes tipos de amostras e métodos de análise.

Utilizaram-se porcos vacinados procedentes de 11 explorações com um sistema de produção em 3 sítios com historial de mortalidade no final da engorda. Recolheram-se amostras às 6-7, 10-11 e 15-16 semanas de idade. Para cada grupo de cada idade recolheram-se amostras de fluidos orais de 4 parques e para cada parque seleccionaram-se cinco porcos para recolha de amostras de sangue e zaragatoas faríngeas.

Todas as amostras de fluidos orais e mais de 99% das zaragatoas foram positivas para M. hyorhinis (n = 132). Todas as amostras de fluidos orais foram negativas para M. hyopneumoniae e menos de 2% das amostras de zaragatoas faríngeas foram positivas. Para M. hyosynoviae, 62,9% das amostras de fluidos orales e 18,9% das zaragatoas foram positivas. Em relação às amostras de sangue, 57% foram positivas para M. hyopneumoniae mediante Tween 20 ELISA (n = 656).

Estes resultados indicam que os fluidos orais podem ser uma via mais sensível na detecção de M. hyosynoviae e M. hyorhinis em comparação com os hisopos. O ELISA para as amostras de sangue foi o melhor método para detectar resultados positivos de M. hyopneumoniae em comparação com os fluidos orais ou os hisopos faríngeos. O M. hyorhinis apresentou uma elevada prevalência ao longo dos diferentes grupos de idade enquanto que M. hyosynoviae e M. hyopneumoniae apresentaram um aumento da prevalência com o aumento da idade do porco.

Samuel P. Copeland, Mary A. Battrell, Jeremy S. Pittman, Rebecca C. Robbins. Exploring the prevalence of M. hyorinis, M. hyosynoviae, and M. hyopneumoniae, across various age groups using various sampling techniques. Proceedings 2013 AASV Annual Meeting.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login