TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Preferência dos porcos de engorda por diferentes materiais de enriquecimento de origem vegetal

O objectivo deste estudo foi identificar materiais enriquecedores de origem vegetal e aditivos nutricionais que sejam atractivos para suínos e que possam ser utilizados como enriquecimento na prática.

7 Dezembro 2020
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Um problema importante nos sistemas convencionais de produção de suínos é o aparecimento de comportamentos anormais, como a caudofagia ou mordedura da cauda. A caudofagia é um problema multifatorial, mas a falta de materiais de enriquecimento adequados parece contribuir para que os animais se envolvam num comportamento normal específico da espécie, por exemplo, enraizar, cheirar ou mastigar, e assim aumenta a prevalência de mordedura de cauda.

O objectivo deste estudo foi identificar materiais enriquecedores de origem vegetal e aditivos nutricionais que sejam atractivos para suínos e que possam ser utilizados como enriquecimento na prática.

Por conseguinte, foram realizados dois testes de escolha para investigar (i) quais são os materiais de enriquecimento de origem vegetal, diferindo em estrutura e sabor, que os suínos preferem e (ii) que tipo de aditivos nutricionais podem ser usados ​​para tornar os materiais de enriquecimento de origem vegetal ainda mais atractivos. Em cada teste de escolha, os porcos tinham a opção de escolher entre seis opções. Os porcos foram avaliados individualmente no seu ambiente familiar por 150 s.

O teste de primeira escolha revelou que os materiais granulados, ou seja, alfafa granulada e palha, eram preferidos a todas as outras opções oferecidas. No teste de segunda escolha, os suínos demonstraram maior interesse pelo aditivo nutritivo maior, ou seja, o grão de milho, em comparação às outras opções oferecidas.

Ao escolher materiais de enriquecimento para suínos, deve ser considerada a estrutura, o tamanho e o sabor. São recomendados materiais de enriquecimento à base de plantas granulados ou não granulados com aditivos nutritivos, para estimular a exploração. Estudos futuros devem analisar o intervalo em que o material de enriquecimento deve ser trocado para manter o interesse dos suínos em alto nível.

Kauselmann K, Krause T, Glitz B, Gallmann E, Schrade H, Schrader L. Short-term choice of fattening pigs for additional plant-based materials. Applied Animal Behaviour Science. 2020; 226:104975. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2020.104975

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados