Leia este artigo em:

Palha ou outros objectos de enriquecimento para porcos

O objectivo do estudo foi comparar o interesse da palha, por parte dos porcos em crescimento, com outros objectos.

3ª feira 2 Abril 2019 (há 8 meses 7 dias)
gosto

A palha é um interessante material de enriquecimento para porcos, mas é difícil de usar em explorações com piso de slat, devido ao sistema de esvaziamento de dejectos. A distribuição de palha cortada pode ser uma alternativa.

O objectivo do estudo foi comparar o interesse da palha, por parte dos porcos em crescimento, com outros objectos. Foram usadas quatro salas idênticas com seis parques de nove porcos cada. O material de enriquecimento utilizado consistiu em comedouro com palha, dispensador de palha, "polvo de madeira" com três pedaços de madeira (16x7x7 cm3) fixos ao pavimento, uma corrente longa ou um Bite-Rite (ponta com quatro tubos de borracha). Foi observado o comportamento e foi pontuada a presença de feridas, claudicação e agressões quatro vezes durante o período de engorda.

A quantidade de palha utilizada foi baixa: 8,3 e 10,1 g / porco / dia para o alimentador e o dispensador, respectivamente. Os porcos mostraram maior interesse pelo "polvo da madeira" (17,6% das observações) do que pela corrente (7,5%) ou pelo Bite-Rite (6,3%) e mais pelo comedouro com palha ( 13,3%) do que para o dispensador de palha (6,0%). As lesões nas orelhas foram mais severas quando se utilizou o comedouro com palha do que com o "polvo de madeira".

Estes resultados destacam a importância do desenho de dispositivos de enriquecimento para porcos.

.

Valérie Courboulay et Nadine Guingand. Paille ou objets à manipuler : quelle attractivité pour le porc en croissance logé sur caillebotis ? 51èmes Journées de la Recherche Porcine.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags