TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Origem, evolução e genotipagem das estirpes do DESV nos Estados Unidos

Os dados deste estudo têm importantes implicações para a compreensão dos contínuos surtos de DESV nos Estados Unidos.

21 Novembro 2013
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Investigadores de vários centros e universidades dos Estados Unidos, China e Reino Unido apresentaram os resultados de um estudo cujo objectivo era determinar a origem, evolução e genótipos do vírus da diarreia epidémica suína (DESV) que está a afectar as explorações norte-americanas. O estudo caracterizou as lesões histológicas de secções do intestino delgado de porcos afectados e as sequências genómicas completas de três estirpes emergentes do DESV isoladas de surtos no Minnesota e Iowa.

A análise genética e filogenética das três estirpes norte-americanas mostrou uma relação estreita com as estirpes chinesas do DESV e a sua provável origem chinesa. As estirpes norte-americanas sofreram divergência evolutiva e podem-se classificar em duas sub-linhas. As três estirpes emergentes dos Estados Unidos encontram-se estreitamente relacionadas com a estirpe isolada em 2012 na Província de Anhui na China, o que poderia ser o resultado de vários eventos de recombinação entre as diferentes linhas genéticas ou sub-linhas do DESV. A análise de relógio molecular do momento de divergância baseando-se nas sequências genómicas completas é consistente com a diferença de tempo real, aproximadamente de 2 a 3 anos, entre os surtos de DES na China (Dezembro de 2010) e os Estados Unidos (Maio de 2013) . A descoberta de que as estirpes emergentes norte-americanas compartilham rasgos genéticos únicos na região 5 não traduzida com um coronavirus dos morcegos apoia a origem evolutiva do DESV desde os morcegos e a possível transmissão entre espécies.

Os dados deste estudo têm importantes implicações para a compreensão dos contínuos surtos de DESV nos Estados Unidos e podem servir de guia para desenvolver sistemas de prevenção efectiva e medidas de controlo contra o DESV.

Yao-Wei Huang, Allan W. Dickerman, Pablo Piñeyro, Long Li, Li Fang, Ross Kiehne, Tanja Opriessnig, Xiang-Jin Meng. Origin, Evolution, and Genotyping of Emergent Porcine Epidemic Diarrhea Virus Strains in the United States. mBio vol. 4 no. 5 e00737-13. http://mbio.asm.org/content/4/5/e00737-13

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login