X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Óleos ácidos esterificados como fontes de gordura para porcos de engorda

Os óleos ácidos de palma esterificados altos em MAG e DAG aumentam a deposição de ácidos gordos saturados.

12 Março 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os óleos ácidos esterificados são obtidos por reacção de óleos ácidos com glicerol. Devido a estas gorduras técnicas terem uma maior proporção de ácidos gordos saturados situados na posição sn-2 do acilglicerol e uma maior quantidade de moléculas de mono (MAG) e diacilgliceróis (DAG) que os óleos nativos, foi colocada a hipótese que os óleos ácidos esterificados podem ter maior valor nutritivo que os seus óleos ácidos correspondentes e inclusive que os seus óleos nativos correspondentes em porcos de engorda.

O objectivo deste estudo foi comparar os efeitos do óleo ácido esterificado de palma com diferentes estruturas de acilglicerol, com os seus correspondentes óleos ácidos (controlo negativo) e nativo (controlo positivo) em dietas de porcos de engorda. Para isso, foram utilizados 72 porcos (36 machos e 36  fêmeas de 24,7 ± 0,30 kg) que foram distribuídos em 9 blocos de peso inicial, alojados em currais individuais adjacentes e foram alimentados com  um dos 4 tratamentos que eram o resultado de uma dieta basal suplementada com 4% de óleo de palma nativa (PN), óleo ácido de palma (PA), óleo ácido de palma esterificado baixo em MAG e DAG (P-EB) ou óleo ácido de palma esterificado alto em MAG e DAG (P-EA). Além disso, foi realizado um estudo de balanço do dia 6 ao 9 utilizando um marcador inerte. Ao final do ensaio (100d), foram abatidos 6 porcos por tratamento  e foi analisada a gordura dorsal para determinar a composição de ácidos gordos.

Os óleos ácidos de palma esterificados alcançaram uma absorção aparente total de ácidos gordos superior aos seus respectivos óleos nativos e ácidos, principalmente devido à maior absorção aparente de ácido gordo saturado. Isto deu lugar a uma melhoria do rendimento produtivo e um aumento da deposição de ácidos gordos saturados nos porcos alimentados com P-EA em comparação com os alimentados com PA.

Vilarrasa, E., Barroeta, A.C. and Esteve-García, E. 2014. Use of esterified palm oils with different acylglycerol structure in fattening pigs diets. Book of Abstracts of the 65th Annual Meeting of the European Federation of Animal Science, Copenhagen, pp 112. (Abstract).

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista