X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

O ácido linoleico conjugado da dieta influi no conteúdo de ácido esteárico do tecido adiposo suíno.

O ácido linoleico conjugado fornecido pela dieta altera o tecido adiposo do porco acabado.

6 Dezembro 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ácido linoleico conjugado (CLA) é um ácido gordo potencialmente benéfico para a saúde. Foi demonstrado que reduz a gordura corporal e incrementa o tecido muscular, tem propriedades anti-carcinogénicas e reduz a incidência de arterioesclerose. Sabemos que o CLA está principalmente depositado no tecido adiposo e a sua concentração é fortemente influenciada pela concentração de gordura na dieta. O presente estudo foi realizado para determinar os efeitos da suplementação da dieta de porcos de engorda com 0,5% de CLA nos parâmetros produtivos e características ao abate. Foram utilizadas 97 fêmeas Swedish Landrace. O grupo controle foi alimentado com uma dieta standard (n=49), enquanto que o grupo experimental (n=48) recebeu uma dieta onde parte do óleo de soja foi substituído por óleo comercial enriquecido com CLA (contendo pelo menos 56% de isómeros CLA, 28% de cis-9, trans-11 e 28% trans-10, cis-12). O teste durou 44 dias; os animais foram alimentados desde os 66 kg até ao final de engorda com 103,5 kg. O índice de conversão, o peso da carcaça e do presunto, a percentagem de carne magra, o tecido adiposo subcutâneo bem como a gordura intramuscular foram avaliados. O conteúdo em ácidos gordos da gordura intra-muscular do presunto foi determinada por HPLC.

Não foi observada uma influência estatisticamente significativa do CLA no peso da carcaça, no peso do presunto ou na percentagem de gordura presente no tecido subcutâneo ou intramuscular. O enriquecimento da dieta com CLA deu lugar a um incremento no conteúdo de ácido esteárico no tecido adiposo intramuscular, 17,29 ± 13,26 % no grupo experimental e 15,87 ± 33,71 % no grupo controle (P<0,01). Os resultados de produção obtidos indicam que não existem alterações estatisticamente significativas entre os dois grupos de animais. A diferença observada no conteúdo de ácido esteárico (P<0,01) implica um tecido adiposo mais firme este facto tem um valor práctico na engorda de animais para a produção de bacon.

M Stanimirovic, B Petrujkic, N Delic, N Djelic, J Stevanovic, Z Stanimirovic. Dietary conjugated linoleic acid influences the content of stearinic acid in porcine adipose tissue. 2012. Veterinarni Medicina, 57(2): 92-100.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista