TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Efeitos da mudança brusca de apresentação de ração em porcos de engorda

Este estudo pretendeu determinar os efeitos de uma alteração brusca da forma de apresentação da dieta, de pellet para farinha, no rendimento do crescimento e da carcaça.

30 Junho 2016
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

As dietas em forma de pellet demonstraram que melhoram a eficiência de crescimento dos porcos. Por outro lado, o facto de não se ser capaz de manter velocidades de produção de rações adequadas, poderá ser limitante para fabricações continuas de ração pellet. Portanto, os produtores de porcos podem encontrar-se perante a situação de não poder alimentar com dietas pellet ao longo de toda a fase de crescimento e acabamento.

Não têm sido publicados dados sobre os efeitos de mudar da forma de pellet a farinha ou vice-versa, sobre o rendimento produtivo. Para este estudo, um total de 200 porcos de engorda (peso inicial 60 ± 4,7 kg) foram utilizados num ensaio de crescimento de 58 dias para determinar os efeitos de uma alteração brusca da forma de apresentação da dieta, de pellet para farinha, no rendimento do crescimento e da carcaça. A experiência foi estruturada como um desenho de bloco completo distribuído aleatoriamente com 5 porcos por curral e 10 currais por tratamento. As dietas foram administradas em 2 fases, do dia 0-36 e do 36-58 para a fase 1 e 2, respectivamente. Os tratamentos foram de farinha a farinha, de farinha a pellet, de pellet a farinha e de pellet a pellet, para as fases 1 e 2 da experiência, respectivamente.

Para a Fase 1 (0-36 dias), os porcos alimentados com a dieta pellet mostraram um maior GMD (49g mais) e G:F (35g/kg) em comparação com os porcos alimentados com a dieta de farinha. Para a Fase 2 (dia 36-58), os porcos alimentados com a dieta de pellet aumentaram o GMD (78g) e o G:F (5g/kg) em comparação com os porcos alimentados com as dietas de farinha. Portanto, durante todo o periodo experimental, os porcos alimentados com a dieta em forma de pellet aumentaram o GMD e G:F em comparação com os porcos alimentados com a dieta de farinha. Para o periodo 0-58, os porcos alimentados com a dieta pellet, quer seja para a Fase 1 ou 2, mas não ambos, mostraram uma diminuição do GMD e G:F em comparação com os alimentados com a dieta pellet durante todo a experiência. O uso da dieta farinha e posteriormente pellet não afectou o rendimento em comparação com os alimentados com pellet e de seguida farinha. Não foram observadas diferenças no rendimento da carcaça, espessura da gordura, profundidade do lombo ou percentagem de tecido magro livre de gordura.

Em conclusão, os porcos alimentados com a dieta pellet durante todo o periodo aumentaram o GMD em comparação com os porcos alimentados com a dieta de farinha. Os porcos alimentados com a dieta pellet tiveram maior G:F e os porcos alimentados com farinha a pior, e os porcos alimentados com pellets só em alguma parte da fase de crescimento-engorda ficaram de forma intermédia entre os outros tratamentos.

Paulk, C. B., & Hancock, J. D. (2016). Effects of an abrupt change between diet form on growth performance of finishing pigs. Animal Feed Science and Technology, 211, 132-136. http://dx.doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2015.10.017

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes