X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Minimizar déficit de nutrientes no inicio da lactação e melhorar produção de leite

O presente estudo foi realizado com o objectivo de avaliar se a utilização de um protocolo de alimentação composto por 2 dietas poderá reduzir ao mínimo a perda de peso da porca e aumentar a produção de leite (PL) e o peso dos leitões.

9 Dezembro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O presente estudo foi realizado com o objectivo de avaliar se a utilização de um protocolo de alimentação composto por 2 dietas poderá reduzir ao mínimo a perda de peso da porca e aumentar a produção de leite (PL) e o peso dos leitões.

Neste estudo, foram avaliadas 14 porcas entre o parto e o desmame (aos 28 d) e foram alimentadas com base em 2 protocolos de alimentação a partir do 2º dia e durante a lactação. O protocolo 1 correspondeu a uma dieta formulada de acordo com as normas e recomendações dinamarquesas. O protocolo 2, com base em 2 dietas e oferecendo ME e AA de acordo com as suas necessidades de manutenção e produção de leite. De maneira que foi formulada uma dieta basal para satisfazer as necessidades de manutenção e um suplemento para satisfazer a dinâmica de necessidades de nutrientes para a produção. Foram registados semanalmente o consumo de ração, amostras de leite e o peso das porcas e leitões. Além disso, foram recolhidas amostras de sangue nos dias 3 e 17. As porcas foram suplementadas com D2O (água deuterada) nos dias 2 e 28 pós-parto para calcular as reservas corporais de gordura e proteína.

O consumo de ração e a perdas de peso interagiram com o tratamento dietético durante a lactação. Na semana 4, as porcas alimentadas com o protocolo 1 produziram menos leite (13,0 kg/d) que com o protocolo 2-dietas (14,9 kg/d). O aumento de peso dos leitões foi numericamente maior para todo o periodo nas porcas alimentadas com a estratégia de 2-dietas. O conteúdo em lactose do leite foi mais alto para as porcas alimentadas sob o regime de alimentação de 1-dieta. Em ambas as estratégias de alimentação, as porcas apresentaram um balanço energético negativo durante toda a lactação. As porcas alimentadas com 1-dieta foram negativas em N e Lis e alcançaram um balanço positivo ou zero no final da lactação. Para o grupo 2-dietas, os balanços de N e Lis foram positivos durante toda a lactação e a perda de N foi maior para as porcas alimentadas com o regime 2-dietas. Finalmente, a concentração de ureia no plasma foi menor para as porcas alimentadas com 1-dieta.

Em conclusão, a alimentação das porcas lactantes pelo regime de alimentação 2-dietas melhora a PL e o aumento de peso dos leitões e reduz a perda de peso ao início da lactação. Através do uso do regime 2-dietas também foi possível reduzir a deficiência de nutrientes durante a lactação.

Pedersen, T. F., Bruun, T. S., Feyera, T., Larsen, U. K., & Theil, P. K. (2016). A two-diet feeding regime for lactating sows reduced nutrient deficiency in early lactation and improved milk yield. Livestock Science, 191, 165-173. http://dx.doi.org/10.1016/j.livsci.2016.08.004

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista