X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Melhoria da motilidade dos espermatozóides após congelamento

O objectivo deste estudo foi avaliar os tratamentos que originam diferentes pH do diluente de descongelação sobre a qualidade do sémen após a descongelação, principalmente a motilidade.

16 Março 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Após o processo de congelação do sémen, geralmente há uma diminuição acentuada na motilidade dos espermatozóides. No entanto, essa perda de motilidade pode ser evitada ou reduzida modificando o diluente de descongelação.

O objectivo deste estudo foi avaliar os tratamentos que originam diferentes pH do diluente de descongelação sobre a qualidade do sémen após a descongelação, principalmente a motilidade.

Foram avaliados os efeitos relacionados com o pH do diluente de descongelação, quando os valores de pH eram 7, 8 e 9, na viabilidade espermática, integridade acrossómica, motilidade e variáveis ​​cinemáticas. Para avaliar os efeitos da descongelação do pH do diluente na motilidade espermática, foram realizados procedimentos para avaliar as variáveis ​​espermáticas com ou sem inclusão de cafeína no diluente. Além disso, foram analisados ​​os efeitos do pH do diluente de descongelação nas subpopulações de esperma.

Os resultados indicaram que ao aumentar o pH do diluente de descongelação para 9, a viabilidade do sémen e a posição do acrossoma não foram afectadas e a motilidade foi notavelmente maior com valores semelhantes quando havia um pH de alcalinidade maior e pH 7 com inclusão de cafeína. Além disso, para as variáveis ​​cinemáticas e subpopulações de espermatozóides, com um pH de 8 do diluente de descongelação, a motilidade dos espermatozóides foi mantida em maior extensão à medida que o tempo de armazenamento avançava, assim como as proporções das diferentes populações de esperma.

Em conclusão, o uso do diluente de descongelação em pH 8 melhorou a motilidade dos espermatozóides após a descongelação, bem como a preservação da motilidade com o avanço do tempo de armazenamento.

de Mercado E, Tomás-Almenar C, Gómez-Izquierdo E. Improvement of the motility of boar sperm after cryopreservation. Animal Reproduction Science. 2020; 222: 106610. https://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2020.106610

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Análise dos factores de gestão dos centros de inseminação artificial que contribuem para os parâmetros espermáticos e a longevidade dos varrascos

15-Fev-2024
Os resultados revelam uma melhor qualidade do esperma nos varrascos não tratados em comparação com os tratados com PGF2α, o que pode indicar que a fertilidade subjacente dos varrascos que necessitam de tratamento é inferior à dos varrascos que não necessitam de tratamento adicional para a colheita de sémen.
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista