X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito do maneio em porcas alojadas em grupo com alimentadores electrónicos

Estes resultados demonstram que as opções de maneio podem afectar o rendimento reprodutivo e as lesões das porcas gestantes alojadas em grupos com sistemas de alimentação electrónica.

27 Abril 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O presente estudo foi realizado para examinar o efeito do maneio social (grupos estáticos vs grupos dinâmicos) e da etapa da gestação no momento da mistura (pré-implantação vs pós-implantação embrionária) sobre o rendimento e as lesões crónicas das porcas gestantes alojadas em grupo com alimentadores electrónicos.

Foram utilizadas porcas multíparas (n = 1569 registos de porcas de,1ª a 9ª paridade) de 100 grupos reprodutores contemporâneos. Os grupos estáticos consistiam em grupos de 35 a 40 porcas agrupadas de forma simultânea e sem juntar porcas ao grupo, enquanto que os grupos dinâmicos consistiram em grupos de 105 a 120 porcas com grupos de 35 a 40 porcas que se juntavam ao grupo a cada 5 semanas depois do mesmo número de porcas terem sido tiradas do grupo para irem para a sala de partos.

Segundo os resultados, o maneio social não afectou o índice de partos nem a alteração de peso durante a gestação. No entanto, as porcas nos grupos estáticos, apresentaram menos lesões na pele (cortes, inchaços e feridas) e tiveram menor incidência de coxeiras antes do parto, em comparação com as porcas em grupos dinâmicos. As porcas misturadas durante a pré-implantação mostraram um índice de partos menor (82,3% vs 86,7%, p = 0,05) e um menor número de lesões na pele antes do parto (P < 0,01 ), em comparação com as porcas misturadas depois da implantação embrionária. Nem o maneio social, nem a etapa de gestação na mistura afectaram sobre o número de nascidos totais, nascidos vivos ou nacidos mortos. Em geral, as porcas alojadas em grupo com alimentadores electrónicos tiveram um rendimento similar às porcas alojadas de forma individual, mas sofreram um menor número de lesões na pele antes do parto.

Estes resultados demonstram que as opções de maneio podem afectar o rendimento reprodutivo e as lesões das porcas gestantes alojadas em grupos com sistemas de alimentação electrónica.

Y. Z. Li, H. W. Gonyou. Comparison of management options for sows kept in pens with electronic feeding stations. Canadian Journal of Animal Science, 2013, 93(4): 445-452, 10.4141/cjas2013-044.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista