Leia este artigo em:

Relação entre a integridade do ADN espermático dos porcos e o tamanho da ninhada

O objectivo foi avaliar o índice de fragmentação de DNA em sémen armazenado de duas diferentes raças de porcos.

3ª feira 25 Junho 2019 (há 2 meses 29 dias)
gosto

O ensaio de estrutura da cromatina espermática é um método para avaliar a fragmentação do DNA espermático, um parâmetro que está negativamente relacionado com a fertilidade a nível de campo em várias espécies de mamíferos. Este método calcula um índice de fragmentação de DNA (DFI) cujos valores altos indicam uma estrutura anormal da cromatina.

Neste estudo, realizado entre Março de 2010 e Junho de 2017, o objectivo foi avaliar o DFI em sémen armazenado de duas diferentes raças de porcos, Norwegian Landrace (NL; n = 693) e Norwegian Duroc (ND; n = 655 ) e avaliar a influência no número total de leitões nascidos (NT).

Houve um DFI médio significativamente maior nos ejaculados dos 478 varrascos ND em comparação com os 452 varrascos NL. Foram recuperados dados de 19.496 ninhadas de NL e 3.877 ninhadas de ND dos mesmos varrascos. Para qualquer das raças, a exploração das mães, a paridade e o DFI mostraram efeitos significativos nos NT. O DFI foi negativamente correlacionado com NT em ambas as raças. Os varrascos com os 5% mais baixo de NT tinham uma média de mínimos quadrados para o DFI de 3,05% e 2,24% nos varrascos NL e ND, respectivamente, comparado com 1,67% e 1,23% para os varrascos com os 5% mais elevados de NT. A DFI e a motilidade das mesmas amostras de sémen foram correlacionadas negativamente, e os grupos TN altos e baixos mostraram diferenças significativas na motilidade. No entanto, esta diferença não pode ser usada para a previsão prática do grupo TN (92,1% vs. 89,7% e 92,3% vs. 89,5%; NL e ND, respectivamente).

Em conclusão, os resultados indicam que a integridade do DNA espermático no sémen com boa motilidade e morfologia pode ser um parâmetro de previsão adicional de fertilidade em porcos.

Myromslien, FD, Tremoen, NH, Andersen‐Ranberg, I, et al. Sperm DNA integrity in Landrace and Duroc boar semen and its relationship to litter size. Reprod Dom Anim. 2019; 54: 160– 166. https://doi.org/10.1111/rda.13322

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags