TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Influência do rácio isoleucina:lisina da dieta sobre o rácio óptimo de triptófano:lisina em leitões ao desmame

O rácio isoleucina:lisina não é alterado ao incrementar o rácio triptófano:lisina em leitões de 5,9 a 10,9 kg.

30 Abril 2013
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foi posta a hipótese de que o nível de isoleucina na dieta pode influir a resposta do triptófano. Um nível marginal de isoleucina pode limitar a resposta do triptófano, pelo que esta experiência foi realizada para determinar se a digestibilidade ileal standartizada (SID) do rácio isoleucina:lisina influi sobre a resposta ao incremento da SID do rácio triptófano:lisina em porcos de 5,9 a 10,9 kg. Foram utilizados um total de 475 leitões (com 6,08 kg de peso vivo inicial e 5 dias após o desmame) em condições experimentais tudo dentro-tudo fora. Cada tratamento tinha 4 réplicas, com 4 ou 5 leitões por curral, com o mesmo número de machos e fêmeas dentro do bloco e entre tratamentos. Os currais foram distribuídos aleatoriamente a um dos doze tratamentos, num desenho de blocos. Os tratamentos foram dispostos em modelo factorial 2 x 6 sendo os principais efeitos as 2 SID dos rácios isoleucina:lisina (52 e 60% de lisina) e as 6 SID dos rácios triptófano:lisina (14,7, 16,6, 18,5, 20,4, 22,3 e 24,0% de lisina). As dietas de tratamento foram administradas durante 14 dias, para depois utilizar uma dieta convencional entre os dias 14 e 21.

Em conjunto, não foram observadas interacções (P > 0,27) entre as SID dos rácios isoleucina:lisina e as SID dos rácios triptófano:lisina. Para os efeitos principais das SID do rácio isoleucina:lisina, não foram observadas diferenças (P > 0,21) no crescimento entre porcos alimentados com a SID 52% ou 60% do rácio isoleucina:lisina. O incremento da SID do rácio triptófano:lisina também não teve efeito (P > 0,30) no crescimento.

Em conclusão a SID do rácio isoleucina:lisina da dieta não alterou a resposta ao incremento da SID do rácio triptófano:lisina em porcos entre 5,9 e 10,9 kg. Os resultados também sugerem que a SID do rácio isoleucina:lisina não é superior a 52% em porcos alimentados com dietas que não contenham ingredientes procedentes do plasma sanguíneo.

S Nitikanchana, AL Chipman, MD Tokach, SS Dritz, J Usry, JF Patience. 2011. Influence of dietary isoleucine:lysine ratio on the optimal tryptophan:lysine ratio for 13 to 24-lb pigs. Kansas State University Swine Day, 145-154.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados